Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorPredebon, Diogo Verardipt_BR
dc.date.accessioned2018-08-21T02:27:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181185pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou investigar, descrever e analisar quais foram os dispositivos utilizados no processo de criação da construção de personagens cômicos e da dramaturgia das cenas na peça T.E.C.O. (Tratamento Especial para Compulsivos Obsessivos), produzida no Estágio de Atuação do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2016. Que recursos, ferramentas, jogos foram usados para a criação das personagens e seus textos? De que modo esses recursos influenciaram na composição das personagens? De quais modos poderiam quebrar com paradigmas e estigmas sociais relacionados a formas de discriminação, preconceito e exclusão? O humor tem ou teria uma função social? Qual função social do humor? Foram as questões que pautaram o encaminhamento das discussões deste texto. Discute-se, também o modo como o universo do cômico foi atravessando as experiências, referências e percepções deste artista em formação. Para a análise, foram utilizadas ferramentas teóricas propostas por Judy Carter, Henri Bergson, Constantin Stanislaviski e Grace Gianoukas. Conclui-se que a partir deste processo de criação e análise foi possível desenvolver a criação de personagens bem como o aprofundamento dos mesmos. Compreendeu-se que não há apenas uma forma ou um caminho para este processo, pois ele é dinâmico e está em constante transformação. Além disso, nos percebemos de que, na composição do personagem e da cena cômica, o fato de não enrijecer o modo de fazer possibilita a abertura para novas formas de criação. De tal maneira que a arte possa estar viva e passível de ser reinventada.pt
dc.description.abstractThis works pretends to describe, investigate and analyze the devices used on the creation process of making comic characters and scene dramaturgy of the play “T.E.C.O (Especial Treatment to Obsessive Compulsive), produced as an acting project on the Departament of Dramatic Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul in 2016. Which resources, tools and games were used for creation characters and text? In which way those resources influenced the character composition? In what way could it break social paradigms and stigmas related to discrimination, prejudice and exclusion? Does humor have or would it have a social function? What is the social function of humor? I start from the perception that has appeared since I have shown interest to the comical universe and to seek references. To make the analyses, I use theoretical tools proposed by Judy Carter, Henri Bergson, Constantin Stanislavski e Grace Gianoukas. I conclude that in this process I accomplished my goals, I found the devices for creating character and further, to deepen them. I realized there is not only one way of doing the process, because of its dynamics and constant transformation. From the moment we perceive it and do not fix ourselves on only one rigid form of construction, we enable the opening of new forms of creation in a way that art can be alive and always capable of being reinvented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução de personagem : Teatropt_BR
dc.subjectComic actoren
dc.subjectCreational processen
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectComedyen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectCharacter constructionen
dc.subjectFormação do artistapt_BR
dc.titleO cômico e a construção autoral do autor : descrição e análise do espetáculopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074827pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples