Show simple item record

dc.contributor.advisorChesterfield, Ray Arthurpt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Zeny Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-18T02:30:04Zpt_BR
dc.date.issued1977pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182097pt_BR
dc.description.abstractO propósito maior deste estudo experimental foi examinar as influências de um Programa de Alfabetização Musical (P. A.M.}, com folclore local, sobre a alfabetização do idioma.Com esse objetivo, partiu-se da aplicação de um Programa de Alfabe ' - tização Musical duplo, com canções e rimas folclóricas em alunos da la. série do 19 grau do meio rural. A investigação foi realizada no segundo semestre de 1976, numa escola do meio rural de Viamão. A pesquisa testou dois grupos experimentais, num total de quarenta sujeitos dentro da faixa etária de 7 a 8 anos. O Grupo Experimental Rural (G.E.n.) trabalhou com folclore musical coletado no interior de Viamão. O Grupo Experimental Urbano (G.E.U.} com folclore do centro de Porto Alegre. A análise dos resultados dos dois programas musicais levou a conclusão de que houve diferença estatisticamente insignificante na alfabetização do idioma. Pa~ece, entretanto, que um Programa de Alfabetização Musical pode se tornar um fator importante para aprimorar - a ha bilidade da leitura e escrita do idioma nas crianças do meio rural.pt
dc.description.abstractThe main purpose of the research project (experiment) was the discovery of the influence of regional folklore on a program of musical initiation vis-à-vis a regular program of reading and writirig for first graders. A double program of musical iniciation based on folk songs and rhymes was deve - loped, among first graders of a rural school. The experiment took place in the second semester of 1976, in a rural school in Viamão. There were two experimental groups with forty subjects between seven and eight years old. The Rural Experimental (G. E.R.) group worked with folk songs collected in Viamão itself. The Urban Experimental (G.E.U.) group worked with nacional folk songs collected here in Porto Alegre. The analysis of the two musical programs showed an insignificant statistical difference between the musical program themselves. But there was a significant gain in reading ability of the rural experimental group when compared to the Control (G.C.) group. It seems, therefore, that program of music may be an important factor in improving the reading ability of rural children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleInfluências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idiomapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000161339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1977pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record