Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Franciela Arenhartpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-20T02:29:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182365pt_BR
dc.description.abstractAs Unidades Temáticas (UT) são uma das estratégias encontradas na literatura para um ensino diferenciado em Química. A abordagem de temas CTS visa a formação de alunos mais conscientes de seu papel social, por meio da discussão de temas científicos-sociais. Neste trabalho buscou-se avaliar a contribuição da UT “A Química da Limpeza” para a abordagem de conteúdos de geometria molecular, polaridade, solubilidade e interações intermoleculares em quatro turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre. Assim, foi elaborada uma UT, fundamentada na perspectiva CTS, contendo recursos didáticos variados, propondo diferentes atividades com a temática da limpeza e abordando tanto higiene pessoal, como também a limpeza em geral. Também foram explorados e articulados os desafios encontrados para a sua elaboração e as dificuldades encontradas tanto pela professora, como pelos alunos em sua utilização. Os dados foram coletados com a aplicação de questionários aos alunos e com os registros do Diário de Campo. Os produtos de limpeza e higiene pessoal constituíram uma proposta interessante para a construção de uma UT envolvendo a Química e limpeza, não só do ponto de vista do ensino de Química, devido à extensão do tema e de sua proximidade com os alunos, mas também por permitirem um estudo mais contextualizado dentro de uma abordagem CTS. Com isso, foi preparado um material contendo cinco aulas, abordando primeiramente uma revisão do conteúdo de ligações químicas e apresentando na sequência os demais conteúdos propostos. Foi possível observar que a produção do material didático contendo atividades de leitura, experimentos, produção de modelos físicos e exercícios contextualizados contribui para a formação como futura professora de Química e constituem a primeira etapa para uma real mudança na forma de ensino. Também foi possível observar que a abordagem temática estimulou a curiosidade dos alunos que afirmaram ter aprendido coisas novas a cada aula. Os alunos participavam mais da aula fazendo perguntas quando havia contextualização na forma de atividades experimentais. O uso da temática limpeza no ensino de Química demonstrou ser uma boa estratégia para um ensino diferenciado, pois a maioria dos alunos concorda que a contextualização serviu para motivá-los.pt
dc.description.abstractThe Thematic Units (TU) are one of the strategies found in the literature for a differentiated teaching in Chemistry. The STS themes approach aims to train students who are more aware of their social role, through the discussion of scientific and social themes. The aim of this work was to evaluate the contribution of TU "A Química da Limpieza" to the approach of contents of molecular geometry, polarity, solubility and intermolecular interactions in four classes of first year of high school in a state school in Porto Alegre. Thus, a TU was elaborated, based on the STS perspective, containing varied didactic resources, proposing different activities with the theme of cleaning and addressing both personal hygiene and cleaning in general. The challenges encountered for its elaboration and the difficulties encountered by both the teacher and the students in their use were also explored and articulated. The data were collected with the application of questionnaires to the students and with the field records. The cleaning and personal hygiene products were an interesting proposal for the construction of a TU involving chemistry and cleaning, not only from the point of view of teaching chemistry, due to the extension of the subject and its proximity to the students, but also by allow a more contextualized study within a STS approach. Thus, a material containing five classes was prepared, first approaching a review of the content of chemical bonds and presenting the other proposed contents in sequence. It was possible to observe that the production of didactic material containing reading activities, experiments, production of physical models and contextualized exercises contributes to the formation as a future teacher of Chemistry and constitute the first stage for a real change in the form of teaching. It was also possible to observe that the thematic approach stimulated the curiosity of the students who affirmed to have learned new things to each class. Students participated more in class by asking questions when there was contextualization in the form of experimental activities. The use of the cleansing theme in the teaching of Chemistry has proven to be a good strategy for a differentiated teaching, since most students agree that the contextualization served to motivate them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThematic unitsen
dc.subjectGeometria molecularpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectCleaningen
dc.subjectInternshipen
dc.subjectInterações intermolecularespt_BR
dc.subjectDidactic materialen
dc.subjectIntermolecular interactionsen
dc.subjectPolarityen
dc.subjectMolecular geometryen
dc.titleA elaboração e uso de uma unidade temática sobre limpeza no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076239pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples