Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T02:34:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182544pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.pt
dc.description.abstractThis paper discusses the contribution of the GeoGebra dynamic geometry software in solving geometry problems that require argument and proof in mathematics. Named as black boxes, the problems analyzed in this study are characterized by the need to reconstruct geometric configurations from the abstraction of geometric properties not visible on the computer screen. The arguments and mathematical proofs elaborated by the research subjects, teachers in the process of formation using digital technologies, are analyzed from the reference of Villiers and Hanna on argumentation and mathematical proof with Dynamic Geometry and the reference of Jean Piaget on reflective abstraction. With an exploratory qualitative character, the results of the study point out that the activity of arguing and proving mathematically with dynamic geometry favors the understanding and establishment of relations between mathematical concepts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical proofen
dc.subjectProvapt_BR
dc.subjectLogical-deductive thinkingen
dc.subjectLógica dedutivapt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectDynamic geometryen
dc.titleArgumentação e prova matemática com geometria dinâmicapt_BR
dc.title.alternativeArgumentation and Mathematical Proof with Dynamic Geometry en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001076320pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem