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dc.contributor.advisorRosenfield, Cinara Lerrerpt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Wagner Lemes dopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:15Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184663pt_BR
dc.description.abstractO mercado de trabalho brasileiro é marcado por um contexto de reprodução do racismo e da desigualdade racial, os quais criam distâncias persistentes entre brancos e negros em seu interior. Diante do importante papel da educação como forma de garantir melhores posições na estrutura ocupacional, a política de cotas, uma política pública de acesso ao ensino superior, representa instrumento capaz de minorar as disparidades de cunho racial existentes na esfera produtiva. A presente dissertação versa sobre a trajetória acadêmica e a inserção profissional de diplomados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul beneficiados pela política de cotas. Realizamos um total de 24 entrevistas semiestruturadas, objetivando compreender como as desigualdades de cunho racial existentes na sociedade brasileira, em geral, e no mercado de trabalho, em particular, incidem sobre a trajetória de profissionais negros beneficiados pela política de cotas sociorraciais, em comparação com os profissionais brancos beneficiados pela política de cotas sociais. Constatamos que o acesso ao ensino superior representou para ambos os grupos o alargamento do campo de possibilidades, tendo permitido à maioria um aumento de escolarização em relação aos pais. No que diz respeito à dimensão racial, os interlocutores negros sofreram discriminação tanto ao longo de sua trajetória acadêmica quanto posteriormente, em sua busca por emprego. No entanto, os mesmos criaram uma série de estratégias de resistência à discriminação racial como forma de permanecer na universidade, além de se engajarem na luta antirracista através de sua atuação profissional.pt
dc.description.abstractThe Brazilian labor market is marked by a context of reproduction of racism and racial inequality, which create persistent distances between whites and blacks within. Faced with the important role of education to guarantee better positions in the occupational structure, the quota policy, a public policy of access to higher education, is an instrument capable of alleviating racial disparities in the productive sphere. The present dissertation deals with the academic trajectory and the professional insertion of graduates of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, benefited by the quotas policy. We carried out a total of 24 semi-structured interviews, aiming to understand how the racial inequalities existing in Brazilian society, in general, and in the labor market, in particular, affect the trajectory of black professionals benefited by the politics of socio-racial quotas, in comparison with the white professionals benefited by the policy of social quotas. We found that access to higher education represented an expansion in the scope of possibilities for both groups, allowing the beneficiaries an increase in schooling compared to their parents. With regard to the racial dimension, black interlocutors suffered discrimination both during their academic career and subsequently in their search for employment. However, they have created a series of strategies of resistance to racial discrimination to stay in University, in addition to engaging in antiracist struggle through their professional performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectQuota policyen
dc.subjectRacial inequalityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.title“O vestibular nunca acaba pra nós” : trajetória acadêmica e inserção profissional de diplomados da UFRGS beneficiados pela política de cotaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMello, Luciana Garcia dept_BR
dc.identifier.nrb001077213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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