Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ricardo Godoy dept_BR
dc.date.accessioned2018-11-24T03:14:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185041pt_BR
dc.description.abstractCom a popularização dos cursos online na modalidade a distância (por vezes chamados de MOOCs – Massive Open Online Courses –, quando abertos ao público, sem limite) nos últimos anos, quem antes não tinha acesso a certas áreas do conhecimento agora o tem de maneira facilitada. Contudo, para os instrutores, torna-se cada vez mais difícil atender individualmente cada aluno, pois esses, em diversos casos, somam um número elevado, chegando aos milhares. Nesse contexto, são necessárias ferramentas de auxílio aos instrutores e tutores, de tal modo que consigam ter uma maior vazão no suporte aos estudantes. O presente trabalho descreve um sistema de recomendação que, por meio de técnicas de agrupamento de mensagens, poderá ser utilizada na tentativa de minimizar interações repetitivas entre educadores e educandos.pt
dc.description.abstractWith the popularization of distance learning through online courses (sometimes called MOOCs – Massive Open Online Courses –, when they are open to the public without limitation) in the last several years, access to certain knowledge domains, not easy attainable before, are now easily accessible. However, for the instructors, it has become harder than ever to answer students individually, for there are often thousands of them. In this context, it becomes a necessity to have tools capable of aiding in this matter, such that they can support more students. The present paper describes a tool that could, through the analyses similarity between messages, be used in an attempt to minimize repetitive interactions among teachers and students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços Webpt_BR
dc.subjectRecommender Systemen
dc.subjectDistance Learningen
dc.subjectScolarTICen
dc.titleSistema de recomendação para aumentar o fator de escala no atendimento aos alunos em cursos a distânciapt_BR
dc.title.alternativeRecommender system to increase the scale factor in assistence to students in distance learning en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples