Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Ivaine Mariapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Karen da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-29T02:46:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185253pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco analisar as territorialidades juvenis e suas representações pelo viés da música, para propor possibilidades no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas aulas de Geografia. Assim, a música como artefato cultural da juventude foi analisada para compreender as interpelações dessa forma de expressão na constituição dos sujeitos jovens, estudantes no primeiro ano do Ensino Médio, na Escola Nísia Floresta da rede pública estadual no município de Viamão, no Rio Grande do Sul. Trilhar esse percurso investigativo justifica-se pela necessidade de aproximação entre as práticas escolares e os jovens estudantes, os quais têm suas identidades cada vez mais fluidas no sólido espaço escolar, constituído na Modernidade, sendo importantes práticas escolares que produzam novos e diferentes olhares ao que está posto. A pesquisa centra-se na articulação teórica entre os Estudos Culturais e a Geografia, com base nos conceitos de: cultura, representação, identidade juvenil, territorialidades. Caracteriza-se por uma análise cultural de cunho etnográfico que se utiliza das ferramentas da bricolagem pela possibilidade de entretecimento no decorrer do percurso investigativo. A análise está direcionada para entender como esses jovens são interpelados pela música em seu cotidiano na periferia e suas formas de manifestação da musicalidade para mediar análises espaciais contextuais que possam estabelecer pertencimentos territoriais. Dentre os resultados, destaca-se a potência em possibilitar práticas pedagógicas em que jovens estudantes tornem-se autores com autonomia criativa, elaborando proposições sobre um tema que conhecem: seu lugar; pois vivenciam seu território, onde atuam como sujeitos ativos e muitas vezes passivos nas transformações que modificam essas paisagens, num espaço fluido pelo qual a Geografia pode (re) significar olhares.pt
dc.description.abstractThis research goals to analyze the juvenile territorialities and their representations by the music bias, to propose possibilities in the development of pedagogical practices in the classes of Geography. Thereby, music as a cultural artifact of youth was analyzed to understand the interpellations of this form of expression in the constitution of the young students subjects in the first year of High School, in the Nísia Floresta School of the State Public Network in the municipality of Viamão, Rio Grande do Sul state. This research path is justified by the need to bring school practices closer to young students, who have their identities increasingly fluid in the solid school space, constituted in Modernity, being important school practices that produce new and different views to the which is set. The research focuses on the theoretical articulation between Cultural Studies and Geography, based on the concepts of: culture, representation, youth identity and territorialities. It is characterized by a cultural analysis of an ethnographic character that uses DIY (do-it-yourself) tools for the possibility of interweaving during the course of the research. The analysis is directed to understand how these young people are interpellated by the music in their daily life in the periphery and their forms of manifestation of the musicality to mediate contextual spatial readings that can establish territorial belongings. Among the results, emphasizes the power to make pedagogical practices where young students become authors with creative autonomy, elaborating propositions about a theme they know: their place; because they live in their territory, where they act as active and often passive subjects in the transformations that modify these landscapes, in a fluid space through which Geography can (re) meaning looks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTerritorialitiesen
dc.subjectTerritorialidadept_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.titleO Ensino da geografia permeando territorialidades juvenis pela músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082015pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples