Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteil, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alessandra Estevampt_BR
dc.date.accessioned2018-12-06T02:44:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185977pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objeto de estudo os fluxos das concepções de ciência e aprendizagem produzidas na e mediadas pela escola, especificamente no ensino de Física. Seus campos de interface são a Antropologia da Ciência, a Educação em Ciências, e a Antropologia da Educação e da Aprendizagem. O foco empírico da pesquisa são as práticas docentes nas aulas de Física e nas atividades extracurriculares do clube de astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre. Metodologicamente, foram feitas observações in loco, com registros no diário de campo, e entrevistas semi-estruturadas com os professores. Buscou-se compreender quais são as particularidades de se lecionar Física em uma escola perpassada pelo aspecto militar. Chegou-se às seguintes hipóteses: 1) os professores de Física do CMPA configuram uma comunidade de prática; 2) o laboratório de física e o clube de astronomia são mediadores do processo de ensino e aprendizagem da Física e da Astronomia. Também é sugerido que o olhar antropológico sobre as práticas educacionais em ciências pode contribuir para elucidar o problema da descontinuidade entre a pesquisa acadêmica sobre uma visão adequada de Natureza da Ciência e o processo de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, argumenta-se que é preciso considerar de modo simétrico a dimensão da materialidade e das relações sociais na compreensão dos entrelaçamentos entre os saberes científico e escolar. Parte-se de uma concepção epistemológica na qual o conhecimento é uma experiência encarnada e a realidade é performada pelos sujeitos em um processo dinâmico e interativo com os fluxos materiais.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to study the flows of science and learning conceptions produced in and mediated by the school, specifically in physics teaching. Its interface fields are Anthropology of Science, Education in Sciences, and Anthropology of Education and Learning. The empirical focus of the research is the teaching practices in the Physics classes and in the extracurricular activities of the astronomy club of the Military College of Porto Alegre. Methodologically, observations were made in loco, with notes in the field diary, and semi-structured interviews with teachers. It was tried to understand what are the peculiarities of teaching Physics in a school crossed by the military aspect. The following hypotheses were proposed: 1) CMPA Physics teachers constitute a community of practice; 2) The Physics laboratory and the astronomy club are mediators of the teaching and learning process of physics and astronomy. It is also suggested that the anthropological view on educational practices in science can contribute to elucidate the problem of discontinuity between academic research on an adequate view of Nature of Science and the teaching-learning process in school. In order to do so, it is argued that the dimension of materiality and social relations must be considered symmetrically in the understanding of the relations between scientific and scholastic knowledge. It starts from an epistemological conception in which the knowledge is an incarnated experience and the reality is performed by the subjects in a dynamic and interactive process with the material flows.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectColégio Militar de Porto Alegrept_BR
dc.subjectAnthropology of Scienceen
dc.subjectMilitar Schoolen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAntropologia da ciênciapt_BR
dc.subjectAnthropology of Educationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectConceptions of Scienceen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectAntropologia da educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching Physicsen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleEntre jalecos e camuflados : uma etnografia do ensino de física no Colégio Militar de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001080478pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples