Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marioni Inês Dornelles dapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-11T04:14:08Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18715pt_BR
dc.description.abstractAnalisa a questão do Marketing Cultural aplicado a bibliotecas públicas, mesmo sem a subvenção financeira de terceiros. Tem por objetivo geral apresentar o Marketing Cultural como uma importante ferramenta para dar visibilidade e divulgar serviços nessas unidades. Aborda, em sua contextualização teórica, aspectos como a situação da biblioteca pública no Brasil, suas missões, seus serviços e suas funções. Além disso, trata do Marketing em geral e do Marketing Cultural em bibliotecas. A metodologia adotada é de cunho qualitativo. O método de pesquisa foi o de Estudo de Caso, sendo o sujeito da pesquisa a Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires. Utiliza como instrumentos de pesquisa a análise documental, a observação e a entrevista, como forma de obter dados complementares para traçar uma análise detalhada das estratégias desenvolvidas. Complementa com a cobertura jornalística recebida pela instituição no desempenho de suas atividades. Realiza a coleta dos dados no período de janeiro a março de 2009. Constata, pela análise dos dados, que mesmo em um cenário em que não se pratica um estudo formal de usuários, o Marketing Cultural pode aumentar mais do que significativamente os índices de atendimento da Biblioteca. Mostra que essa instituição ganha maior notoriedade a partir do momento em que um profissional formado no Curso de Biblioteconomia assume a sua gerência. Conclui que, a adoção de técnicas mercadológicas em bibliotecas públicas prescindi de recursos monetários. Todavia, ela requer, principalmente, criatividade para encontrar soluções simples e disposição para colocá-las em prática. Recomenda e delineia diretrizes para a implantação do Marketing Cultural em bibliotecas públicas, como forma de valorizar a imagem da unidade e, conseqüentemente, do próprio profissional bibliotecário.pt_BR
dc.description.abstractIt analyzes the subject of Cultural Marketing applied to public libraries, even without the financial subvention of third parties. Its general objective is to present Cultural Marketing as an important tool for giving visibility and making services in those communities more widespread. It deals, in its theoretical contextualization, with aspects such as the situation of the public library in Brazil, its mission, its services and its functions. Besides that, it deals with Marketing in general and Cultural Marketing in libraries. The methodology adopted is qualitative in nature. The research method was the Case Study, being the Venâncio Aires Municipal Library the subject of the study. It uses as instruments of research the documental analysis, observation and the interview as a way to obtain complementary data in order to delineate a fully detailed analysis of the developed strategies. It is complemented with the journalistic coverage given to the institution's actions. It performs the data collection in the period from January to March 2009. It verifies, according to data analysis, that even in an environment where a formal user study is not carried out, Cultural Marketing can increase more than significantly the service indices in the Library. It shows that the Institution is better noticed from the moment a professional with a degree in Librarianship takes over it on. It concludes that the adoption of marketing techniques does not require monetary resources. However, it demands especially creativity to find simple solutions and willingness to put them in use. It recommends and describes guidelines for the establishment of Cultural Marketing in public libraries as a way to acknowledge the value of the unity's image and, consequently, of the professional librarian.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectMarketing culturalpt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectCultural marketingen
dc.titlePotencialidades do marketing cultural em bibliotecas públicas : o caso da Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Airespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000717855pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples