Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Gilberto Silva dospt_BR
dc.contributor.authorBello, Samuel Edmundo Lopezpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-22T04:07:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2317-5125pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187357pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, temos como objetivo analisar as narrativas docentes a partir do que interpretamos como uso pedagógico da realidade na Educação Matemática. Os excertos selecionados de um congresso do campo referido foram organizados segundo suas semelhanças, possibilitando a constituição de identidades docentes que representam, controlam, regulam o uso pedagógico da realidade. Nosso viés teórico é pautado nos estudos de Michel Foucault a partir da perspectiva pós-estrutural. Assim, atentos a essas representações, as produções da rede discursiva em Educação Matemática, buscamos tensionar como os discursos em torno da docência constituem um saber específico sobre a contemporaneidade. Não apenas constituem, mas são constituídos do que denominamos saber-realidade. Tal maneira de produzir a docência segue compondo os entendimentos; segue regulando e orientando as práticas pedagógicas em prol de uma matemática contextualizada, utilitarista, lúdica, significativa. Enfim, uma matemática que esteja em todos os lugares, que pertença a todos.pt
dc.description.abstractIn this article, we aim to analyze teacher narratives from what we interpret as pedagogical use of reality in Mathematics Education. The excerpts selected from a congress of the said field were organized according to their similarities, enabling the constitution of teaching identities that represent, control, and regulate the pedagogical use of reality. Our theoretical bias is based on the studies of Michel Foucault from the poststructural perspective. Thus, attentive to these representations, the productions of the discursive network in Mathematical Education, we try to stress how the discourses around the teaching constitute a specific knowledge about contemporaneity. They not only constitute, but are constituted of what we call know-reality. Such a way of producing teaching continues to compose the understandings; continues to regulate and guide pedagogical practices in favor of a contextualized, utilitarian, playful, meaningful mathematics. In short, a mathematics that is everywhere, belongs to everyone.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. Pará: Universidade Federal do Pará (UFPA), 2018. Vol. 14, n. 31 (mar./out. 2018), p. 88-103pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectknow-realityen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTeaching identitiesen
dc.subjectPedagogical use of realityen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.titleO saber-realidade e a constituição docente : filosofando a educação matemática contemporâneapt_BR
dc.title.alternativeThe know-reality and the constitution of teaching : philosophizing on contemporary mathematics educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001082219pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples