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dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorTamanini, Tiago Amadorpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-27T04:04:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187399pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa relatada nesta tese de doutorado contempla alguns dos princípios educativos envolvidos ao se estabelecerem interfaces disciplinares como uma ação didático-pedagógica no ensino de Ciências. Para tal, acompanhou-se a evolução de um curso de extensão, chamado “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, até ele se tornar uma disciplina eletiva para os cursos de Licenciatura da área das Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2016 e 2017. No decorrer deste período, foram investigados qualitativamente os aspectos didáticos, pedagógicos e epistemológicos que perpassaram tanto as discussões teóricas quanto as construções das práticas de ensino promovidas pelos alunos, sendo todos eles professores atuantes ou em formação. Neste contexto, é necessário avaliar como eles se situam nessa realidade e, por isso, na investigação, buscou-se respostas para o questionamento: Como os professores percebem a integração de disciplinas no ensino de Ciências e como justificam os resultados que afirmam obter? Os pressupostos deste estudo visam promover a superação das crenças imediatas ou superficiais sobre as formas de integração das disciplinas como estratégia educativa no ensino de Ciências, considerando fatores que agem em uma situação de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com vistas a compreender os entendimentos dos docentes envolvidos. Os resultados da pesquisa apontam certa confusão nos objetivos de algumas estratégias educativas e falta de clareza na compreensão dos termos mais comuns encontrados nas referências teóricas da área, como, por exemplo, a multi, pluri, inter e transdisciplinaridade. Além disso, o estudo indica que a criação de metodologias que visam estabelecer interfaces disciplinares no ensino de Ciências requer uma reflexão sobre as suas dimensões curriculares, didáticas e pedagógicas. Portanto, defende-se a necessidade de um debate crítico-reflexivo entre os pares sobre as interfaces disciplinares e de um aprofundamento da discussão dos aspectos teóricos do tema, bem como o emprego de novas metodologias para a aplicação das interfaces disciplinares no ensino de Ciências.pt
dc.description.abstractThis doctoral thesis reports some of the educational principles involved when establishing disciplinary interfaces as an educational practice in science education. For such, we accompanied the evolution of an extension course, called “Searching for Disciplinary Interfaces in Science Education”, until it became an elective course for the Nature’s Sciences graduation at the Federal University of Rio Grande do Sul, through 2016 and 2017. During this period, we qualitatively investigated the didactical, pedagogical and epistemological aspects that cross the theoretical discussions and the construction of the educational practices promoted by the students, who were all either teachers or on the way to becoming teachers. In this context, it is necessary to evaluate how the teachers situate themselves in this reality, so, in the research, we look for answers to the question: How do teachers perceive the integration of disciplines in science education and how do they justify the results they claim to obtain? With this study, we aim to promote the overcoming of superficial beliefs about the integration of disciplines as educational strategy in science education, taking into account the factors that act in a teaching situation. Data collection was done through a questionnaire and the answers were analyzed through Discursive Textual Analysis, aiming to comprehend the understandings of the teachers. Partial results point to an amount of confusion in the objectives of certain educational strategies and lack of understanding of common terms of this area’s literature, such as multi, pluri, inter and transdisciplinarity. The study also shows that the creation of methodologies that seek to establish disciplinary interfaces in science education requires a reflection about its curricular, didactic and pedagogic dimensions. Therefore, we defend the necessity of a critical-reflexive debate between the peers on the disciplinary interfaces and of a deepening of the discussion of the theoretical aspects of the subject, as well as the use of new methodologies for the application of the disciplinary interfaces in the teaching of Sciences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducation strategyen
dc.subjectSciences educationen
dc.subjectTeachers’ perceptionen
dc.subjectDisciplinary interfacesen
dc.titleInterfaces disciplinares : ensaios e teorizações de práticas educativas para integrar disciplinas no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001082636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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