Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTittoni, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorAliante, Gildopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187611pt_BR
dc.description.abstractA docência figura na lista das profissões mais acometidas à síndrome de burnout, devido à presença de uma multiplicidade estressores psicossociais. O objetivo geral da pesquisa foi de investigar a síndrome de burnout em professores moçambicanos do ensino fundamental das escolas da rede pública na cidade de Nampula, verificando as possíveis associações entre as variáveis sociodemográficas e laborais com os respectivos índices das dimensões. A pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de natureza quantitativa, possui delineamento observacional, analítico, transversal e envolveu 263 professores, sendo 56,3% do sexo feminino, com idades variadas entre 18 a 58. A coleta de dados foi por meio de questionário de dados sóciodemográficos e laborais, “Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo” versão em português par Profissionais da Educação (CESQT-PE) e questionário de fontes de stress no trabalho docente; e analisados com o recurso ao Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados indicam que 13,3% dos participantes apresentaram baixos níveis em Ilusão pelo Trabalho, 16.3% altos níveis em Desgaste Psíquico, 13,3% em Indolência e 25,9% altos níveis de Culpa. Na análise de Perfis, os resultados apontam que 24,0% enquadram-se no Perfil 1 e 11,0% no Perfil 2. Nos testes de correlação realizados entre as variáveis sóciodemográficas, laborais e as dimensões de burnout, verificou-se que somente houve associação estatisticamente significativa entre a variável “idade” com a dimensão de Desgaste Psíquico; e a variável “sexo” com a dimensão de Culpa. Em relação as fontes de stress no trabalho docente, as mais apontadas foram: falta de atribuição de bolsas para continuação de estudo; salários baixos; limitadas oportunidades de desenvolvimento profissional (promoções, progressões e mudanças de carreira); atribuição da culpa pelos fracassos do sistema educacional; limitadas oportunidades de continuação de estudos; falta de recursos materiais para o trabalho; precárias condições físicas e materiais de trabalho; viver longe da família; falta de apoio social; inexistência de planos de benefícios sociais; mudanças ou atualizações regulares de currículos e livros; perca de valor social da profissão docente; quantidade de alunos por turma; premiação dos funcionários/professores da escola; distância a percorrer entre escola-casa e vice-versa; e pagamento de salários em datas não fixas. Os resultados obtidos permitem concluir que alguns professores pesquisados se encontram em fase de desenvolvimento de burnout, principalmente devido às frequências de sentimentos em Desgaste Psíquico e Culpa, necessitando de intervenções urgentes para que o cenário não se torne prejudicial. Os resultados encontrados chamam atenção aos gestores educacionais e a comunidade escolar para a necessidade de melhoria dos fatores geradores de estresse ocupacional que devem contemplar a reestruturação das formas de organização do trabalho docente, de modo a transformá-lo em saudável e prazeroso.pt
dc.description.abstractTeaching is included in the list of occupations most affected by burnout syndrome, due to the presence of a multiplicity of psychosocial stressors. The general objective of the research was to investigate the burnout syndrome in Mozambican teachers of primary education in the public schools in the city of Nampula, verifying the possible associations between sociodemographic and labor variables with the respective dimensions indices. It is an exploratory-descriptive, analytical, quantitative research involving 263 teachers, the majority (56.3%) female, with ages ranging from 18 to 58 years. Data collection was done through a socio-demographic and labor data questionnaire, Spanish Burnout Inventory (CESQT-PE) and questionnaire of sources of stress in the teaching work; and analyzed using the Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results indicate that 13.3% of the participants had low levels of Illusion for Work, 16.3% had high levels of Psychological Wear, 13.3% had Indolence and 25.9% had high levels of Guilt. In the analysis of Profiles, the results indicate that 24.0% fit in Profile 1 and 11.0% in Profile 2. In the correlation tests performed between the socio-demographic, labor and burnout variables, it was verified that there was only a statistically significant association between the variable "age" and the dimension of Psychological Wear; and the variable "sex" with the dimension of Guilt. The results obtained allow us to conclude that some teachers studied are in the development phase of burnout, mainly due to the frequencies of feelings in Psychic Wear and Blame, requiring urgent interventions so that the scenario does not become harmful. These results call attention to educational managers and the school community for the need to improve aspects perceived as stressful and a restructuring of the forms of organization of teaching work in order to make it healthy and enjoyable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectBurnout syndromeen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectCulpapt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectWorker's healthen
dc.titleSíndrome de Burnout e trabalho : um estudo junto à professores moçambicanos do ensino fundamental das escolas da rede pública na cidade de Nampulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001083848pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples