Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZaro, Milton Antoniopt_BR
dc.contributor.authorVettori, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-04T04:03:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187631pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, foi investigada a utilização do aplicativo Socrative© (aplicativo de feedback instantâneo de respostas), como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento da aprendizagem significativa (David Ausubel) de estudantes de engenharia, em uma disciplina de física. Partindo de metodologias ativas como Peer Instruction (Eric Mazur), verificou-se que esse aplicativo potencializa a atenção que, por sua vez, é condição necessária para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa que avalia sujeitos (estudantes do segundo semestre de engenharia da PUCRS) em suas aprendizagens, a partir de seus relatos, quando utilizam uma lista impressa de exercícios e quando realizam um único exercício no Socrative©. A fim de verificar a eficácia do aplicativo, utilizou-se um aparelho de EEG, Neurosky®®, para comparar os diferentes níveis de atenção dos estudantes com o uso do aplicativo e sem a presença dele (os exercícios são feitos no papel). Este estudo apresenta resultados favoráveis ao uso do Socrative©, uma vez que incentiva o engajamento em aula, motivado pelo uso dessa tecnologia, e aumenta a atenção, visto que não há elementos distratores como os presentes em uma lista com várias opções de exercícios. Nesse contexto, o Socrative© proporciona ao estudante níveis mais aprofundados de atenção que são fundamentais para a elaboração de Aprendizagens Significativas.pt
dc.description.abstractIn this research the use of Socrative© (instant feedback response application) was investigated as a tool to enhance attention in the development of meaningful learning (David Ausubel) of engineering students in a physics course. Starting from active methodologies such as Peer Instruction (Eric Mazur), it was verified that this application enhances the attention that is, in turn, a condition, among others, necessary for learning. This is a research in which the subjects (second semester students of engineering at PUCRS) are evaluated on their learning from their accounts when using a printed list of exercises compared to performing a single exercise in Socrative©. In order to verify the effectiveness of the application, an EEG device, Neurosky® was used to compare the different levels of attention of the students when using the application versus the printed list. This study presents favorable results to the use of Socrative©, as it encourages classroom engagement, motivated by the use of this technology, as well as increasing attention in the absence of distracting elements, such as, the list with exercise options. In this context, the Socrative© provides the student with more in-depth levels of attention that are central to the development of meaningful learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAttentionen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectNeurosky®en
dc.subjectSocrative©en
dc.subjectPeer Instructionen
dc.subjectMeaningful Learningen
dc.titleAtenção e Aprendizagem : a utilização do Socrative App como recurso didático para potencializar a atenção do estudante de engenharia no âmbito da sala de aula em uma disciplina de física básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001083277pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples