Show simple item record

dc.contributor.authorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.contributor.authorBootz, Vitor Eduardo Busspt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-12T04:22:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187680pt_BR
dc.description.abstractUm dos grandes desafios da Educação Básica do Brasil do século XXI é a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, as quais tornam obrigatórias a inclusão do ensino da História da Àfrica, da cultura Afro-Brasileira e Indígena, nos currículos dos estabelecimentos de ensino do País, na luta por uma sociedade mais igualitária. No entanto, do ponto de vista prático, o debate atual em torno dessas Leis bem como das prá- ticas pedagógicas e didáticas desenvolvidas nas escolas estão quase que exclusivamente restritas às iniciativas feitas no contexto de disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Ancorado em referenciais teóricos da Astronomia Cultural e da Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, o pre- sente trabalho apresenta uma Sequência Didática diversificada com o objetivo de permitir, nas aulas de Ciências/Física da Educação Básica, embora ela possa também ser aplicada no Ensino Superior, uma ampla discussão acerca dos pressupostos históricos, culturais e científicos do céu Africano, Indígena e do assim denominado céu Ocidental. Tomando as constelações em variadas culturas como ponto de partida, o presente trabalho soma-se às iniciativas que buscam articular a garantia de direi- tos humanos e sociais e o respeito à diversidade étnico-racial. Trata-se, assim, de um exemplo simples, por meio de um objeto virtual de aprendizagem e de um material didático construído em sala, de como aulas de Ciências/Física podem contribuir nos Ensinos Fundamental e Médio, com uma educação mais crítica, antidiscriminatória, antirracista, emancipatória e diversa, levando em conta as diferentes alteridades, ou seja, o "outro".pt_BR
dc.description.abstractOne of the greatest challenges of the basic education in Brazil in the 21st Century is the implementation of Laws 10.639/03 and 11.645/08, which make compulsory to include the teaching of History of Africa, Afro- Brazilian and Indigenous Culture in the curricula of Brazil's educational institutions, in the fighting for a more egalitarian society. However, from the practical point of view, the current debate around the cited Laws as well as the pedagogical and didactic practices developed in the schools are almost exclusively restricted to the initiatives made within the disciplines of the Human and Social Sciences. Anchored in theoretical references of Cultural Astronomy and Paulo Freire's Dialogical Theory, the present work presents a diversified Didactic Sequence with the objective of allowing, in the classes of Sciences and Physics of basic education, although the Didactic Sequence can also be applied in higher education, a large discussion about the historical, cultural, and scientific assumptions of the African, Indian and so-called Western sky. Having constellations in various cultures as a starting point, the present work joins initiatives that seek to articulate the guarantee of human and social rights and respect for ethnic-racial diversity. It is, therefore, a simple example, through a virtual object of learning and a didactic material constructed in class, of how Science and Physics classes can contribute in the basic education, with a more critical, antiracist, emancipatory and diverse education, taking into account the different alterities, that is, the "other ".en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 3 (dez. 2018), p. 917-955pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of sciencesen
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPhysics and astronomyen
dc.subjectIntercultural dialogueen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.titleUma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científicapt_BR
dc.title.alternativeA proposal of didactic sequence to discuss ethnic-racial relations (Laws 10.639/03 and 11.645/08) in the classes of Sciences and Physics en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084236pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record