Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCruz, Carina Rebellopt_BR
dc.contributor.authorFinger, Ingridpt_BR
dc.contributor.authorFontes, Ana Beatriz Arêas da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-15T04:03:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2526-2718pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187744pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo verificou o nível de consciência fonológica na Libras em crianças e adolescentes surdos bilíngues Libras/Português, com faixa etária entre 9 e 14 anos, com início da exposição à Libras, primeira língua, entre 0-4 anos de idade e após 4 anos de idade (precoce e tardia). A investigação foi conduzida por meio de um Teste de Consciência Fonológica da Libras (TCF-Libras) que contemplou os parâmetros configuração de mão (CM), locação/ponto de articulação (L) e movimento (M). O TCF-Libras foi apresentado em um computador com o software E-Prime, que registrou as respostas dos participantes (percentual de erro e tempo de resposta) no julgamento dos parâmetros CM, L e M. Os resultados revelaram efeitos positivos da aquisição precoce na consciência fonológica da Libras, corroborando com estudos anteriores sobre efeitos do início da aquisição da linguagem, em diferentes níveis linguísticos. Os achados reforçam a importância de as crianças surdas serem expostas à Libras desde o nascimento ou o mais cedo possível, o que permite o acesso completo de informações linguísticas, visando garantir o processo de aquisição da linguagem em período análogo às crianças ouvintes, e impedir a instalação de atraso linguístico e/ou comprometimentos futuros no desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the level of phonological awareness in Libras in deaf bilingual (Libras/Portuguese) children and adolescents, aged between 9 and 14, who were initially exposed to Libras (L1) between 0-4 years of age or and after the age of 4 (early exposure x late exposure). Participants completed a Phonological Awareness Test (TCF-Libras), which assessed three parameters: Hand configuration (CM), Location/Articulation point (L) and Movement (M). The test was presented on a computer with the use of E-Prime software, which recorded participants’ response time and error percent on the judgment of the three parameters. Results revealed positive effects of early language acquisition on the phonological awareness of Libras, corroborating previous studies on the effects of age of acquisition on the development of different linguistic aspects. The findings reinforce the importance of exposing deaf children to a sign language from birth, or as early as possible, to allow for complete access to linguistic information and guarantee that deaf children’s language acquisition process is analogous to that of hearing children, thus avoiding a linguistic delay and/or future developmental deficits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGradus : revista brasileira de fonologia de laboratório. Curitiba, PR. Vol. 2, n. 1 (dez. 2017), p. [30]-51pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhonology Awareness in Librasen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectDeafen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectAge of acquisition effectsen
dc.subjectAquisição de línguapt_BR
dc.titleEfeitos do início da aquisição na consciência fonológica da Libras em crianças e adolescentes surdospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084900pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem