Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Paulo Fernando Blauthpt_BR
dc.contributor.authorBavaresco, Simonept_BR
dc.contributor.authorSzücs, José Franciscopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Cláudia Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188280pt_BR
dc.description.abstractEste relatório técnico-científico trata da aplicação de uma proposta metodológica desenvolvida no Mestrado em Ciência da Computação da UFRGS para o ensino de Ciência da Computação para Crianças em uma oficina realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS. Aqui são detalhados os métodos, os conceitos e os resultados obtidos com essa experiência e também, há uma aplicação com estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, apesar de breve possibilitou uma exploração do grau de interesse destes grupos distintos e da validação dos métodos utilizados. Cabe diferenciar que é relatado uma experiência diferente do usual, onde a ênfase principal do trabalho é o ensino dos fundamentos computacionais e não de um programa ou tecnologia em si, é salientada a importância do ensino dos fundamentos existentes por trás das tecnologias correntes, o desenvolvimento e o aprimoramento de alguns exercícios preexistentes e a criação de novas tarefas e novos métodos de ensino para discorrer de maneira satisfatória os conteúdos propostos.pt
dc.description.abstractThis technical-scientific report concerns about the application of a methodological proposal developed in the Master's Degree in Computer Science of UFRGS for the teaching of Computer Science for Children in a workshop held at the College of Application of UFRGS. Here are detailed the methods, concepts and results obtained with this experience and there is also an application with students of the Bachelor's Degree in Computer Science, although briefly, it made it possible to explore the degree of interest of these distinct groups and the validation of the methods used. It is important to differentiate that a different experience than usual is reported, where the main emphasis of the work is the teaching of the computational foundations and not a program or technology itself, it is emphasized the importance of the teaching of the existing foundations behind the current technologies, the development and the improvement of some preexisting exercises and the creation of new tasks and new teaching methods to satisfactorily discourse the proposed contents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer Scienceen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching Methodologyen
dc.subjectCiencia : Computacaopt_BR
dc.subjectComputer Basicsen
dc.subjectWorkshopen
dc.subjectChildrenen
dc.titleAplicação de uma metodologia para o ensino de ciência da computação para crianças e para estudantes do curso de bacharelado em ciência da computaçãopt_BR
dc.title.alternativeApplication of a Methodology for the Teaching of Computer Science for Children and for Students of the Bachelor's Degree in Computer Science en
dc.typeRelatório técnico e de pesquisapt_BR
dc.identifier.nrb001082667pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples