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dc.contributor.advisorMilan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorHerrera, Leonardo Juanpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:32:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188409pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho estuda o processo comportamental de tomada de decisão de aplicação em produtos de poupança premiada. A pesquisa é baseada em uma revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A questão central deste trabalho é: os sorteios das poupanças premiadas são um atrativo suficiente para reduzir o custo de adiar o consumo e passar a poupar? Nesse sentido, quais são os motivadores envolvidos no processo decisório de consumir, poupar e participar de loterias do ponto de vista da economia comportamental? Sob essa ótica, quais as vantagens dos produtos de poupança premiada (títulos de capitalização e prize-linked saving)? São discutidos os aspectos que influenciam a escolha intertemporal no que se refere à poupança e na escolha dos indivíduos de participar em sorteios similares a loterias. São avaliadas as experiências internacionais com poupança premiada e a experiência no Brasil com os títulos de capitalização, investigando as características desses produtos que encontram respaldo nas constatações da economia comportamental, e também a origem histórica dos mesmos. Como principais resultados, são identificados elementos que corroboram que o atrativo dos sorteios é suficiente para compensar a falta de interesse ou capacidade de poupar para uma parcela da população.pt
dc.description.abstractThis research studies the behavioral decision-making process of buying prize-linked savings products. The research is based on a literature review and analysis of secondary data. The central question of this work is: are the draws of prize-linked saving products atractive enogh to reduce the cost of delaying consumption and promoting saving? That is, what are the main motivations in the decision-making process of consuming, saving, and buying lottery tickets frrom a behavioral economics perspective? What are the advantages of prize-linked savings products ? This thesis therefore discusses the aspects that influence the intertemporal choice between saving and participation in draws like loteries. International and brazilian experiences with prized-linked savings are discussed, exploring the atributes of these products that find support in behavioral economics, as well as their historical origins . Regarding the main results, elements that confirm that the attractiveness of the draws is enough to compensate the discomfort of sving for part of the population were identifieden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBehavior economicen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectCapitalizaçãopt_BR
dc.subjectLotteryen
dc.subjectPrize-linked savingen
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectSavingen
dc.subjectHyperbolic discounten
dc.subjectIntertemporal choiceen
dc.titleA economia comportamental e a formação de poupança vinculada a sorteios : o caso da prize-linked saving e dos títulos de capitalizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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