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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorPozebom, Jéssica Leopoldopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:32:58Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188416pt_BR
dc.description.abstractA expansão dos centros urbanos associado ao crescimento da frota veicular desencadeou inúmeras externalidades para a população, sendo os congestionamentos uma delas. Com o intuito de amenizar esse problema, passou-se a adotar políticas de incentivo a utilização do transporte público coletivo. Entretanto, para que essa transição ocorra, é necessário a disponibilização de um sistema de transportes coletivo de qualidade, pois, uma maior satisfação dos usuários pode representar um aumento do número de viagens dos mesmos, assim como um aumento do número de novos usuários. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é identificar quais as características que mais influenciam a qualidade percebida dos usuários da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre). Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico referente a mobilidade urbana e as qualidades mais relevantes do transporte público coletivo. Na sequência, foi feito o tratamento dos dados, os quais foram disponibilizados através da pesquisa de opinião elaborada pela empresa Trensurb, em 2015. Esse tratamento foi dado por meio de técnicas estatísticas descritivas, com o objetivo de caracterizar melhor a amostra. Posteriormente, foram utilizados modelos de equações estruturais com o intuito de definir quais características influenciariam mais na satisfação dos usuários. Essas características do sistema metroferroviário, definidas como sendo as variáveis latentes, foram representadas por meio de conjuntos de variáveis observáveis, sendo que as mesmas foram criadas a partir dos dados já trabalhados na pesquisa de opinião citada anteriormente. Após a definição das variáveis observáveis e latentes, iniciou a construção do diagrama de caminhos, com o auxílio do software IBP SPSS Amos 23. A partir do diagrama de caminhos, foi possível testar o modelo proposto, assim como identificar a influência de cada variável latente em relação ao construto Satisfacao. Segundo os resultados, os índices que representam as variáveis individuais estão de acordo com o esperado, entretanto, os índices que englobam o modelo como um todo, não foram considerados como sendo o ideal. A partir da análise dos pesos das variáveis latentes em relação ao construto Satisfacao, identificou-se que a variável que mais influencia a satisfação do usuário são as características referentes aos terminais de parada. Além disso, com o propósito de caracterizar melhor a Satisfacao, também foram analisadas as relações entre as variáveis observáveis satisfacao_geral e dias_semana_utiliza_metro e o construto latente.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleA satisfação dos usuários do transporte coletivo : análise do sistema metroferroviário de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLucchesi, Shanna Trichêspt_BR
dc.identifier.nrb001086106pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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