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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Marcelo Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:33:13Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188448pt_BR
dc.description.abstractO método DNER-PRO 11/79 baseia-se na análise defletométrica e, através de procedimentos recomendados, propõe como medida de reabilitação estrutural uma camada de espessura de reforço. Neste trabalho foi realizada a aplicação deste método como ferramenta de recuperação estrutural do pavimento de trecho da rodovia BR-262/MG. A concessionária responsável pela construção da rodovia, forneceu os dados necessários para a realização da análise defletométrica. Com isto, foi possível dividir a extensão de 537 km em 17 trechos, subdivididos em segmentos homogêneos. Deste modo, seguiram-se os cálculos dos parâmetros necessários à aplicação do método DNER-PRO 11/79, tornando possível o dimensionamento de uma camada de reforço para cada segmento homogêneo. Na etapa de capacitação teórica, foram pesquisados os principais conceitos relativos ao dimensionamento de reforço de pavimentos flexíveis. Em virtude disto, sentiu-se a necessidade de informações que pudessem complementar a análise defletométrica. Assim, foi adotado o método de retroanálise (simplificado) de Albernaz, com o intuito de verificar a resistência do subleito, identificando se o problema estava localizado neste ou no pavimento. O capítulo 7 apresenta a metodologia adotada no trabalho, expondo os procedimentos adotados no trecho 13, segmentos homogêneos 1, 2, 3 e 4. Neste roteiro, constam informações sob forma de tabelas e gráficos, na tentativa de ilustrar o processo de cálculo replicado a todo trabalho. O capítulo 8 contém gráficos que apresentam as espessuras de reforço adotadas ao longo da extensão total da rodovia, além de comparativos dos módulos do subleito e do pavimento com as deflexões características e com a espessura de reforço. O capítulo, ainda apresenta uma tabela com as informações de todos os parâmetros calculados, em especial as espessuras da camada de reforço, sugeridas pelo método DNER-PRO 11/79, para todos os segmentos homogêneos e, por fim, ocupa-se da análise dos dados do trabalho.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleReabilitação estrutural de pavimento de trecho da rodovia BR - 262/MG : aplicação do método DNER-PRO 11/79pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMatuella, Matheus Ferreirapt_BR
dc.identifier.nrb001086676pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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