Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Gabriela Castro Menezes dept_BR
dc.date.accessioned2019-02-09T02:34:31Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0104-1371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188631pt_BR
dc.description.abstractLer e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractReading and writing are activities initiated before the process of alphabetizing and developed during all the formal education period. From the first contacts with the world of letters, human beings start to build hypothesis about reading and writing that will be or won’t be confirmed in their literacy future experiences. On a first moment, reading and writing presuppose coding and decoding graphemes and phonemes. However, a fluent reading and writing activity requires a lot more than coding and decoding, it demands a conscious effort that involves different cognitive abilities. This paper approaches diverse reading and writing cognitive-linguistic aspects, phonological awareness and orthography, abilities that contribute to the formal teaching of reading and writing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. N. 40 (out./dez. 2011), f. 196-214pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectOrtographic awarenessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleLer e escrever : ensinar para melhor aprenderpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing : teaching for a better learningen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939662pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples