Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarmento, Alexandre Guilherme Mottapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline Ferreira Freitas Cortes dept_BR
dc.date.accessioned2019-02-27T02:28:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189038pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um estudo descritivo-analítico sobre os processos formativos desenvolvidos nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) apoiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mais especificamente na área de Robótica. Buscou-se investigar as principais representações e a legitimação do uso das tecnologias digitais presentes na construção e na execução dos projetos político-pedagógicos de Robótica naqueles Centros. Desde o enunciado das diretrizes governamentais até a operacionalização da política pública, almejou-se compreender os principais elementos que contribuem para a formação das identidades docentes e discentes e suas práticas de ensino-aprendizagem. A importância do tema é reforçada, sobretudo, por abordar questões educacionais emergentes, tais como novas práticas e desafios de aprendizagem. Para a operacionalização da pesquisa, construiu-se um modelo de estudo com abordagem predominantemente qualitativa, tendo como principais etapas a análise documental e o levantamento de dados por meio de questionário online. Os resultados apontam que as tecnologias são tratadas pelos CRCs numa perspectiva disruptiva, de desobediência tecnológica, tendo a autonomia do sujeito e a democratização do conhecimento como alguns dos principais conceitos de sustentação simbólica e político-ideológica. Tais valores orientam a construção identitária e a elaboração dos modelos educacionais de Robótica nos CRCs. Quanto às implicações práticas, a percepção de tais conceitos se traduz em uma abordagem construcionista e em um novo modelo de consumo e de apropriação tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a descriptive-analytical study on the training processes developed in Computer Recovering Centers (CRCs) supported by the Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications (MCTIC), more specifically in the field of Robotics. We sought to investigate the main representations and legitimization of the use of digital technologies present in the construction and execution of the political-pedagogical projects of Robotics in those Centers. From the enunciation of the governmental guidelines to the operationalization of public policy, it was sought to understand the main elements that contribute to the formation of the teaching and learning identities and their teaching-learning practices. The importance of the theme is reinforced, above all, by addressing emerging educational issues, such as new practices and learning challenges. For the operationalization of the research, a study model with a predominantly qualitative approach was constructed, having as main stages the documentary analysis and the data collection through an online questionnaire. The results point out that the technologies are treated by CRCs in a disruptive perspective, of technological disobedience, with the autonomy of the subject and the democratization of knowledge as some of the main concepts of symbolic and political-ideological support. These values guide the identity construction and the elaboration of Robotics educational models in CRCs. As for the practical implications, the perception of such concepts translates into a constructivist approach and a new model of consumption and technological appropriation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectComputer Recycling Centersen
dc.subjectTraining Processesen
dc.subjectRoboticsen
dc.titleUso e legitimação das tecnologias digitais no ensino de robótica em centros de recondicionamento de computadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples