Show simple item record

dc.contributor.advisorRodrigues, Mara Cristina de Matospt_BR
dc.contributor.authorLibrenza, Isadora Ritterbuschpt_BR
dc.date.accessioned2019-03-13T02:28:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189303pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem como tema o ensino da história das mulheres na ditadura civil-militar brasileira. Foram investigados os processos de apropriação e produção de saberes escolares sobre gênero e ditadura civil-militar em alunos da educação básica através da pesquisa em fontes testemunhais. A estratégia de ensino adotada consistiu na elaboração de um zine inspirado na entrevista concedida por Maria Amélia Teles ao Projeto Marcas da Memória. Esse material que foi testado em uma oficina com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A utilização deste artefato de ensino possibilitou a emergência de memórias individuais e históricas dos estudantes, o estabelecimento de relações e diferenciações entre o passado e o presente e a utilização transversal da categoria gênero como forma de interpretar as memórias da personagem. Assim, o artefato de ensino desenvolvido no âmbito deste trabalho serve ao entendimento de que o Ensino de História é um espaço de significação do passado.pt
dc.description.abstractThe present research work has as its theme the teaching of the women’s history in the brazilian civil-military dictatorship. The processes of appropriation and production of school knowledge about gender and civil-military dictatorship in basic education students were investigated through research on witness sources. The teaching strategy adopted consisted of the elaboration of a zine inspired by the interview granted by Maria Amélia Teles to the Project Brands of Memory. This material was tested in a workshop with students of the 9th grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre-RS. The use of this teaching artifact enabled the emergence of individual student memories, the establishment of relationships and differentiations between the past and the present and the cross-cutting use of the gender category as a way of interpreting the character's memories. The teaching artifact developed within the scope of this work serves the understanding that Teaching History is a space of meaning of the past.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectDictatorshipen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleTocando na ferida : gênero e ditadura no ensino de história através da análise de testemunhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001085643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record