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dc.contributor.advisorHeineck, Karla Salvagnipt_BR
dc.contributor.authorAnghinoni, Willan Henriquept_BR
dc.date.accessioned2019-03-15T02:29:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189410pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, necessário para a obtenção do Título de Bacharelado em Engenharia Civil pela UFRGS, tem o propósito de fornecer informações importantes a respeito da utilização dos diferentes modelos de ancoragens em estruturas de contenção aplicadas às obras rodoviárias em conformidade com a normativa brasileira, com exceção dos túneis e cabeceira de pontes. O gênero em questão serve de auxílio no estudo de dimensionamento, construção e ensaios de verificação das estruturas de reforços para a estabilização de encostas naturais, como também de taludes de corte e aterro, de acordo com as características dos principais tipos de solo do Brasil. Em outras palavras, pretende-se elaborar uma breve documentação para abordar as necessidades da indústria nacional, através de uma revisão da literatura da especialidade comparando as ideias mais relevantes e logo em seguida, confrontando-as para obter a melhor solução aceitável para o problema apresentado. Além disso, uma amostragem detalhada das características dos modelos matemáticos com base nos métodos de aplicação dos sistemas de ancoragem, como também o comportamento mecânico do maciço e da superfície de contato do mesmo com o a estrutura de suporte antes e depois da protensão dos tirantes, além de abordar as dificuldades e limitações inerentes à sua aplicação. Finalmente, anunciam-se algumas conclusões de caráter geral das informações aqui descritas, tendo em conta vantagens e desvantagens num contexto comparativo e individual, e, por fim, a viabilidade da escolha do projeto referente ao custo, aproveitamento do espaço e segurança.pt
dc.description.abstractThe present work, necessary to obtain the Bachelor's Degree in Civil Engineering by UFRGS, is intended to provide important information regarding the use of different anchorage models in containment structures applied to road works in accordance with the Brazilian regulations, except for tunnels and head of bridges. The genus in question serves as an aid in the study of sizing, construction and verification tests of reinforcement structures for the stabilization of slopes and slopes according to the characteristics of the main soil types of Brazil. In other words, it is intended to prepare a brief documentation to meet the needs of the national industry, through a critical review of the literature of the specialty comparing the most relevant ideas and then confronting them to obtain the best acceptable solution to the problem introduced. In addition, a detailed sampling of the characteristics of the mathematical models based on the methods of construction of the containment structures, as well as the mechanical behavior of the natural mass and the contact surface thereof with the support structure. Also, it will be the analysis of the load that the anchorage will support due to the movements of the soil, besides the difficulties and limitations inherent to its evaluation. Finally, we announce some general conclusions of the information described here, taking into account advantages and disadvantages in a comparative and individual answer, and finally the feasibility of choosing the project regarding cost, space utilization and safety factor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectStability of natural slopes and road slopesen
dc.subjectAnchorage system and tie rodsen
dc.titleAncoragem em estruturas de contenção aplicada às obras rodoviáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRuver, Cesar Albertopt_BR
dc.identifier.nrb001087652pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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