Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Verônica Augusta dapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:11:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189792pt_BR
dc.description.abstractProcura apresentar de que maneira as competências tecnológicas empregadas pelos bibliotecários influenciam na gestão de acervos, evidenciando a importância de deter esse tipo de competência em ambientes informacionais. Por meio da entrevista e utilizando o método qualitativo, a pesquisa apresenta o desenvolvimento das competências tecnológicas em três tipos diferentes de ambiente: jurídico, universitário e escolar, tendo como referência duas bibliotecas e uma plataforma de livros, onde se destacam três bibliotecárias que visualizaram a necessidade de se aprimorar nos conhecimentos tecnológico. O estudo procura compreender que independentemente do local, a tecnologia se faz presente e útil, tornando fundamental a apropriação de habilidades profissionais que agreguem autonomia e eficácia no serviço prestado. Através de perguntas abertas que permitem resposta valoradas em uma escala de nível de importância e satisfação, é verificado o valor atribuído pelos bibliotecários competentes em uma área que até então era dominada por técnicos e engenheiros da tecnologia da informação (TI). O trabalho apresenta um contexto de mudanças, que no país parece ser recente, mas que internacionalmente já é construído desde a base curricular acadêmica. Nessa vertente, a busca por informações a respeito de práticas e saberes tecnológicos, trouxe declarações de conhecimento e habilidades desenvolvidas por organizações profissionais relevantes, que estabelecem padrões e normas acerca da gestão do bibliotecário, geralmente listando ou agrupando séries de competências, conhecimentos, habilidades e comportamentos, que definem e contribuem para o desempenho profissional. Assim, a pesquisa vem para agregar relevância ao campo biblioteconômico e focar no crescimento informacional e tecnológico, sendo que é por meio de mecanismos digitais que uma biblioteca ou uma plataforma de livros muda todo o ciclo documental, podendo ser percebido no processamento automático da informação em grande velocidade, no registro e armazenamento de dados a baixo custo, no acesso a informação à distância, na avaliação e monitoramento do uso de dados, bem como nas atitudes gerenciais e comportamentais voltadas para a inovação. Novas visões e práticas de liderança no ambiente digital são indispensáveis e, por isso, os bibliotecários carecem compreender os conceitos e as filosofias de gerenciamento que impulsionam a capacidade e familiaridade para trabalhar com sofisticados softwares, a fim de processar dado e disponibilizá-los aos usuários.pt
dc.description.abstractThe project presents how the technological competencies applied by librarians influence the management of collections, evidencing the importance of holding this type of competence in informational environments. Through interview and by using the qualitative method, the research presents the development of technological skills in three different types of environment: legal, university and school, having as reference two libraries and a books platform, three librarians, in which who have visualized the technological skills need are stood out. The study seeks to understand that regardless of location, technology is present and useful, making fundamental the appropriation of professional skills that add autonomy and effectiveness in the service provided. By the use of a scale of importance and satisfaction level, and of the open questions is verified the value and the difference that makes a competent professional in an area that was then dominated by IT technicians and engineers. The job has a new era of change, that in the Brazil seems to be recent, but that is already built internationally from the academic curriculum. In this strand, the search for information on practices and knowledge, brought statements of knowledge and ability developed by relevant professional organizations, where they establish standards and norms about librarian management, generally listing or grouping series of skills, knowledge, ability and behaviors that define and contribute to professional performance. So, the research comes to add relevance to the field of librarianship and to focus on informational and technological growth, since it that is through digital mechanisms that a library or a book platform changes the whole documentary cycle, it can be perceived in the automatic processing of information at high speed, in the recording and storage of data at low cost, in the access to information at a distance, in the evaluation and monitoring of the data use, as well as in managerial and behavioral attitudes towards innovation. New views and practices of computational leadership are indispensable and, therefore, librarians need to understand the concepts and philosophies management tools that boost the ability and familiarity to work with sophisticated software, in order to process data and make it available to users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnological Competenciesen
dc.subjectGestão de bibliotecaspt_BR
dc.subjectLibrariansen
dc.subjectGuidelinesen
dc.subjectSoftwaresen
dc.subjectInformation Technologyen
dc.subjectReading Platformen
dc.subjectLibrariesen
dc.subjectDigital Managementen
dc.titleCompetências tecnológicas : qualificações do bibliotecário na gestão de acervospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlvarez, Gonzalo Rubénpt_BR
dc.identifier.nrb001087786pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples