Show simple item record

dc.contributor.advisorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Leila Maria Araújopt_BR
dc.date.accessioned2010-03-31T04:15:40Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19017pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo verificar de que maneira a inserção de um agente conversacional em um ambiente virtual de aprendizagem pode interferir na carga cognitiva dos materiais educacionais e influenciar no desempenho e engajamento dos estudantes, no contexto do ensino a distância. O trabalho relata um experimento realizado durante um curso totalmente a distância, oferecido aos alunos da UAB/UFSM em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distancia da UFSM. Este curso contou com a participação de 179 alunos divididos em duas turmas. A grupo experimental (A) teve a inserção de um agente conversacional no ambiente virtual de aprendizagem utilizado no curso. O grupo controle (B) recebeu o mesmo conteúdo do grupo experimental (A), mas não contou com a presença do agente conversacional. Diferentemente de outros estudos realizados sobre este assunto, este trabalho tem como foco o estudo da Carga Cognitiva, pois pesquisas mostraram a importância desta no desempenho de alunos que interagem com a tecnologia, seja no ensino presencial ou a distância (SWELLER, 2000). Além disso, este trabalho faz contribuições importantes como o uso de agentes na EAD, pois se verificou que os agentes conversacionais podem contribuir para o processo de aprendizagem, não diretamente no grau de desempenho do aluno, mas ajudando-os na experiência de aprendizagem, oferecendo ambientes mais dinâmicos, favorecendo o conteúdo apresentado através de interações mais amigáveis ou, ainda, colaborando para a diminuição da carga cognitiva global do material educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this work has been to investigate how the insertion of a conversational agent in a virtual learning environment may interfere with the cognitive load of educational materials and impact on the achievement and engagement of students in the context of distance education. The paper reports on an experiment carried out in a distance learning context, offered to students at the UAB / UFSM in partnership with the Distance Education unit at UFSM. This course was attended by 179 students divided into two classes. The experimental group (A) had a conversational agent inserted in the virtual learning environment used in the course. The control group (B) was presented with the same content as the experimental group (A), but not with the presence of the conversational agent. Unlike other studies on this subject, this work focused on the study of cognitive load, as previous research has shown its importance on the performance of students who interacted with technology, whether in the classroom or in a distance learning context (SWELLER, 2000). This study makes a relevant contributions in distance learning, as the use of conversational agents may contribute to the learning process, not directly in students’ performances, but helping them in their learning experiences, offering more dynamic environments, favoring the content displayed by more friendly interactions, and even contributing to lower global cognitive load of educational material.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleA inserção de um agente conversacional animado em um ambiente virtual de aprendizagem a partir da teoria da carga cognitivapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.identifier.nrb000733270pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record