• Audiência nativa: cultura regional em tempos de globalização 

      Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Artigo de periódico]
      Os recentes debates sobre a mundialização da cultura colocam em pauta, em um outro patamar, a questão das culturas regionais e locais e das identidades culturais. Há bem pouco tempo o marco do nacional era o que balizava ...
    • Circulação e consumo de telenovela : Passione num cenário multiplataforma 

      Jacks, Nilda Aparecida; Schmitz, Daniela Maria; Oikawa, Erika; Sifuentes, Lírian; Pieniz, Mônica Bertholdo (2012) [Artigo de periódico]
      A proposta deste artigo é discutir a circulação e o âmbito do consumo da telenovela Passione, tendo como ponto de partida a esfera da recepção. Para tanto, empreendeu-se um estudo focado nas plataformas digitais Twitter, ...
    • Comunicação, cultura e identidade : relações íntimas, profundas e delicadas 

      Jacks, Nilda Aparecida (2013) [Artigo de periódico]
      O texto pretende apontar algumas imbricações existentes entre três esferas de formações culturais, tomando como objeto as relações empíricas entre o campo da comunicação e a cultura gaúcha. O esforço é por sumarizar alguns ...
    • A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade : processos de comunicação persuasiva e as noções "articulação" e "fluxo" 

      Piedras, Elisa Reinhardt; Jacks, Nilda Aparecida (2006) [Artigo de periódico]
      Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas ...
    • Da agulha ao chip : brevíssima revisão dos estudos de recepção 

      Jacks, Nilda Aparecida (2015) [Artigo de periódico]
      Este texto retoma a passos largos a trajetória dos estudos de recepção para apontar o caráter sempre narrativo das teorias, dependendo do ponto de vista de quem narra. São vinculações teóricas e ideológicas que resultam ...
    • O desenvolvimento da audiência da tv paga no Brasil 

      Guerin, Yhevelin Serrano; Jacks, Nilda Aparecida (1998) [Artigo de periódico]
      O texto apresenta um panorama de como está atualmente a pesquisa de audiência e o mercado de TV paga no Brasil. Além de mostrar a concorrência dos Institutos de Pesquisa Ibope e Nielsen para a implementação de um painel ...
    • Hábitos do leitor de notícias contemporâneo 

      Knewitz, Anna Paula; Jacks, Nilda Aparecida (2013) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta hábitos do leitor de notícias contemporâneo levantados a partir de uma pesquisa empírica de cunho sociocultural. Partindo do pressuposto de que ser leitor de notícias hoje implica mesclar propósitos, ...
    • Indústria cultural gaúcha : dados sobre a oferta 

      Escosteguy, Ana Carolina D.; Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Artigo de periódico]
      Esta pesquisa surge como projeto interinstitucional financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), na linha de Grupos Emergentes, que visa apoiar a formação de grupos de pesquisadores ...
    • Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica: apontamentos para a pesquisa de recepção e consumo midiático 

      Libardi, Guilherme Barbacovi; Jacks, Nilda Aparecida (2020) [Artigo de periódico]
      O artigo discute as contribuições teórico-metodológicas da interseccionalidade para os estudos de consumo midiático e de recepção. Discorre sobre a apropriação de teorias, conceitos e categorias. Apresenta discussões ...
    • Jovens rurbanos : consumo midiático no “Brasil profundo” 

      Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta dados da pesquisa Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência: o Brasil Profundo, a qual investiga práticas de consumo midiático de jovens, de 18 e 24 anos, de várias camadas socioeducacionais, ...
    • Jovens rurbanos e mediações tecnológicas : práticas e convivências sociais contemporâneas 

      Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2017) [Artigo de periódico]
      O artigo aborda práticas e convivências sociais entre jovens «rurbanos», visando a identificar como se dão suas relações e em que âmbitos, mediadas ou não pelas tecnologias digitais. Explora-se empiricamente a experiência ...
    • Juventude e consumo midiático em tempos de convergência : algumas observações 

      Marques, Jane Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Jacks, Nilda Aparecida (2018) [Artigo de periódico]
      Neste artigo são apresentados resultados parciais de duas explorações de campo realizadas no município de Tavares/ Rio Grande do Sul – Brasil. A intenção foi conhecer as práticas relativas ao consumo midiático e uso de ...
    • Mapas imaginários sobre Porto Alegre : a cidade midiática 

      Jacks, Nilda Aparecida; Morigi, Valdir Jose; Rossini, Miriam de Souza; Girardi, Ilza Maria Tourinho; Golin, Cida; Baldissera, Rudimar; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Liedke, Enoi Dago; Silva, Deisi Conceição da; Borges, Márcia Aparecida; Muniz, Eloá (2010) [Artigo de periódico]
      Entre julho e agosto de 2007, os principais meios de comunicação de Porto Alegre foram observados por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande ...
    • Pequeno relato de um grande esforço : "jovem e consumo midiático em tempos de convergência" 

      Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Schmitz, Daniela Maria; Mazer, Dulce Helena; Oikawa, Erika; Noll, Gisele Corrêa; Wottrich, Laura; Silva, Ronei Teodoro da; Costa, Sarah Moralejo da (2015) [Artigo de periódico]
      O texto objetiva apresentar as principais estratégias e procedimentos de uma pesqui-sa nacional comparativa, desenvolvida por 27 equipes, sobre as práticas e consumo midiático de jovens brasileiros, em tempos de convergência ...
    • Práticas culturais e ciberculturais : para pensar a relação com as tecnologias 

      Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Oikawa, Erika (2016) [Artigo de periódico]
      A proposta deste texto é expandir a reflexão sobre práticas culturais e sua importância para analisar os modos de fazer e agir no contexto digital, com seus processos e ações convergentes, em fluxo e em tempo real. ...
    • A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção 

      Jacks, Nilda Aparecida; Piedras, Elisa Reinhardt; Knewitz, Anna Paula; Maldaner, Nilse Maria (2010) [Artigo de periódico]
      O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio ...
    • Rurbanidade no “Brasil profundo” : análise de similitude em entrevistas com jovens gaúchos 

      Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Lima, Danillo dos Santos (2020) [Artigo de periódico]
      Apresentamos um estudo sobre jovens (18 a 24 anos) moradores de quatro cidades do interior gaúcho: Itati, Pedras Altas, Porto Vera Cruz e Turuçu. O artigo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional chamada Jovem Brasileiro ...
    • Sujeitos juvenis e protagonismo social em Jesús Martín-Barbero 

      Jacks, Nilda Aparecida; Schmitz, Daniela Maria (2017) [Artigo de periódico]
      Embora não dedique nenhuma obra em especial à temática da juventude, a produção de Jesús Martín-Barbero acompanha e destaca a agência deste novo ator social que emerge a partir dos anos 1980. Seja nas discussões sobre ...
    • Tendências latino-americanas nos estudos da recepção 

      Jacks, Nilda Aparecida (1996) [Artigo de periódico]
      Diversas abordagens teórico-metodológicas de estudos da recepção foram desenvolvidas na América Latina, a partir da penetração do conceito de Hegemonia de Gramsci e da visão cultural dos meios de comunicação patrocinada ...