Navegação Ciências da Saúde por Autor "Cogo, Ana Luisa Petersen"
Resultados 21-40 de 41
-
Desvelando significados do primeiro banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagem
Buógo, Míriam; Cogo, Ana Luisa Petersen (2002) [Artigo de periódico]O presente estudo tem como objetivo desvelar o significado do banho no leito para alunos de um curso de auxiliares de enfermagem. Trata-se de uma investigação qualitativa com abordagem fenomenológica-hermenêutica. Os ... -
Editorial
Cogo, Ana Luisa Petersen; Rocha, Cristianne Maria Famer; Flores, Cecilia Dias; Santos, Henriette; Dupret, Lúcia Maria (2017) [Texto de apresentação/encerramento]Resumo não disponível -
Educação a distância como um espaço de pesquisa para a enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen (2011) [Texto de apresentação/encerramento] -
Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de portas abertas
Vanzin, Arlete Spencer; Olschowsky, Agnes; Cogo, Ana Luisa Petersen; Armellini, Claudia Junqueira; Riffel, Mariene Jaeger (2007) [Artigo de periódico]Este artigo relata a experiência vivenciada pelas autoras no planejamento e organização da terceira edição do “UFRGS Portas Abertas” realizada na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS) ... -
Os familiares de pacientes adultos hospitalizados : sua participação no processo de cuidar na enfermagem
Escher, Rafaela Bertoglio; Cogo, Ana Luisa Petersen (2005) [Artigo de periódico] -
Mensuração do pensamento crítico geral em estudantes de cursos de graduação em enfermagem : estudo experimental
Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; Vitor, Allyne Fortes; Cogo, Ana Luisa Petersen; Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Ferreira Júnior, Marcos Antônio (2019) [Artigo de periódico]Objetivo: comparar os níveis de pensamento crítico geral e as habilidades ou atributos cognitivos que o constituem, mensurados individualmente durante a formação de estudantes de graduação em Enfermagem, mediante uma ... -
Objeto educacional digital : avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem
Tanaka, Raquel Yurika; Catalan, Vanessa Menezes; Zemiacki, Juscelino; Pedro, Eva Néri Rubim; Cogo, Ana Luisa Petersen; Silveira, Denise Tolfo (2010) [Artigo de periódico]Objetivo: Descrever as opiniões de estudantes quanto ao uso da tecnologia, as práticas educacionais vivenciadas, o suporte ao educando e os resultados atingidos na aprendizagem por meio de ambiente virtual. Métodos: Trata-se ... -
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Schatkoski, Aline Modelski; Catalan, Vanessa Menezes; Alves, Rosa Helena Kreutz (2009) [Artigo de periódico]Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo ... -
Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar
Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante; Cogo, Ana Luisa Petersen (2014) [Artigo de periódico]O estudo teve como objetivo identificar como estudantes de enfermagem perceberam e vivenciaram o processo de aprendizagem durante práticas curriculares realizadas em ambiente hospitalar. Tratou-se de pesquisa documental ... -
Prescrição de enfermagem : percepção do pessoal auxiliar de enfermagem de unidades médico-cirúrgicas em um hospital de ensino
Cogo, Ana Luisa Petersen; Borba, Elpidio Jaques de; Ferreira, Maria Alice Seus; Piazza, Maria da Gloria Correa; Scholem, Valentina Gomes da Silva (1986) [Artigo de periódico]Estudo sobre a percepção de técnicos, auxiliares e ater.dentes d e enfermagem de unidades médico-cirúrgicas em um hospital de ensino. a respeito do conteúdo e da execução das prescrições de enfermagem , bem como suas ... -
Primeira prática curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online
Bonmann, Débora Marie da Silva; Cogo, Ana Luisa Petersen (2013) [Artigo de periódico]Este estudo teve como objetivo conhecer as vivências dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem, na primeira prática curricular hospitalar na área do cuidado ao adulto, por meio de um fórum online. Trata-se de ... -
Produção de material digital para o ensino de enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen; Perry, Gabriela Trindade; Santos, Marlise Bock (2015) [Artigo de periódico]As tecnologias educacionais digitais colaboram com a simulação de situações práticas no ensino de Enfermagem, como estratégia que procura garantir a segurança do paciente possibilitando a antecipação da realização destes ... -
Tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem : as possibilidades metodológicas por docentes
Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Valli, Gabriela Petró; Specht, Andréia Martins (2011) [Artigo de periódico]Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as possibilidades metodológicas na utilização de tecnologias digitais no ensino de graduação em enfermagem nas modalidades presencial e a distância. Estudo de caso realizado ... -
Tendências da pesquisa sobre o cuidado de enfermagem : editorial
Cogo, Ana Luisa Petersen; Crossetti, Maria da Graça Oliveira (2010) [Texto de apresentação/encerramento] -
Teoria da ação comunicativa : subsídio para o desenvolvimento do pensamento crítico
Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; Vitor, Allyne Fortes; Cogo, Ana Luisa Petersen; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Ferreira Júnior, Marcos Antônio (2017) [Artigo de periódico]Texto reflexivo que objetiva aproximar alguns pressupostos da teoria da Ação Comunicativa com o desenvolvimento do Pensamento Crítico no contexto da formação de estudantes nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se ... -
Translating and validating the community of inquiry survey instrument in Brazil
Parulla, Cibele Duarte; Weissheimer, Anne Marie; Santos, Marlise Bock; Cogo, Ana Luisa Petersen (2022) [Artigo de periódico]Massive open online courses (MOOCs) have emerged as an affordable way to distribute knowledge and democratize education. The examination of online courses calls for theoretical models and instruments that contemplate its ... -
A utilização de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de suportes básico e avançado de vida
Cogo, Ana Luisa Petersen; Silveira, Denise Tolfo; Lírio, Aline de Morais; Severo, Carolina Lopes (2003) [Artigo de periódico]Este artigo relata a experiência desenvolvida no curso Enfermagem: suportes básico e avançado de vida, oferecido na modalidade semipresencial com a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Learning Space. O ambiente ... -
Utilização de tecnologias educacionais digitais no ensino de enfermagem
Cogo, Ana Luisa Petersen; Pedro, Eva Néri Rubim; Silva, Ana Paula Scheffer Schell da; Alves, Elcilene Andreine Terra Durgante; Valli, Gabriela Petró (2013) [Artigo de periódico]Estudo exploratório quantitativo que teve como objetivo descrever a utilização de tecnologias educacionais digitais (TED) no ensino de enfermagem em Instituições de Ensino Superior (IES). Amostra constituída por dez ... -
Validação de infográfico educativo sobre segurança na administração de medicamentos para pacientes e familiares
Camacho, Taiciana Chagas; Cogo, Ana Luisa Petersen; Flores, Giovana Ely (2022) [Artigo de periódico]Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento e validação de infográfico educativo sobre segurança na administração de medicamentos para pacientes e familiares. Metodologia: estudo metodológico desenvolvido conforme ... -
Vivência de estudantes de licenciatura em enfermagem em disciplina na modalidade a distância
Alves, Rosa Helena Kreutz; Cogo, Ana Luisa Petersen (2008) [Artigo de periódico]Conhecer as vivências de alunas do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação à disciplina “Processo sócio-histórico da educação em Enfermagem” ...