Browsing Exact and Earth Sciences by Author "Notare, Márcia Rodrigues"
Now showing items 1-20 of 29
-
Aproximações teóricas entre pensamento computacional e abstração reflexionante
Rocha, Kátia Coelho da; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2020) [Journal article]O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude ... -
Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Journal article]Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, ... -
Desenvolvimento do Pensamento Espacial com a Geometria da Tartaruga
Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Journal article]Neste trabalho se discute o desenvolvimento do pensamento espacial de estudantes de matemática em processo de elaboração de programas no ambiente Logo com base na epistemologia do espaço de Jean Piaget. No estudo foram ... -
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
Silveira, Priscila Ferreira; Notare, Márcia Rodrigues (2020) [Journal article]Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um ... -
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
Silveira, Priscila Ferreira; Notare, Márcia Rodrigues (2023) [Journal article]Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração ... -
O ensino de equações do primeiro grau à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa : uma proposta sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor
Hummes, Viviane Beatriz; Breda, Adriana; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]Este trabalho tem a intenção de apresentar alguns resultados de um estudo sobre a utilização do conceito de equivalência como conceito subsunçor, fundamental para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de equações ... -
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
Rocha, Luciana Sandrini; Silva, Adriane Borda Almeida da; Notare, Márcia Rodrigues; Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix (2021) [Journal article]O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir ... -
Explorando uma colmeia : uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D
Soares, Débora da Silva; Notare, Márcia Rodrigues; Moraes, Matheus Faria de (2020) [Journal article]O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo ... -
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
Notare, Márcia Rodrigues; Pinto, Renata Cezar (2021) [Journal article]Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem ... -
Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
Rocco, Matheus Lucca de; Notare, Márcia Rodrigues (2022) [Journal article]O presente artigo apresenta um estudo realizado em um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar como estudantes do Ensino Médio manipulam gráficos e leis algébricas de funções ... -
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
Sibemberg, Lucas Siviero; Notare, Márcia Rodrigues (2021) [Journal article]Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia ... -
Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2017) [Journal article]Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de ... -
Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2017) [Journal article]Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções ... -
Geometria dinâmica 3D : novas perspectivas para o pensamento espacial
Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2016) [Journal article]Neste trabalho se discute possibilidades de contribuição do uso de ferramentas de Geometria Dinâmica 3D na aprendizagem de conceitos e na resolução de problemas de Geometria Espacial. A partir da resolução de problemas ... -
Geometria Dinâmica Colaborativa : uma análise com o ambiente VMTwG
Pinto, Renata Cezar; Notare, Márcia Rodrigues (2023) [Journal article]Este artigo analisa como os alunos interagem quandoinseridos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que integra as funcionalidades do GeoGebra, o Virtual Math Teams with GeoGebra (VMTwG), para a aprendizagem colaborativa ... -
Integração de diferentes mídias digitais no ensino de Geometria : uma experiência com o oitavo ano do Ensino Fundamental
Vargas, Eliane Teixeira; Notare, Márcia Rodrigues (2014) [Journal article]O presente artigo apresenta uma proposta de ensino de conceitos de Geometria integrando diferentes mídias digitais e recursos didáticos. O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma proposta que integrasse diferentes ... -
Isometrias e Geogebra : o papel do arrastar na construção de conceitos
Dickel, Marlei Tais; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a ... -
Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas
Viganó, Anelise Pereira Baur; Menezes, Bernarda Souza de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2020) [Journal article]Este trabalho observou as aprendizagens matemáticas, desenvolvidas com a apropriação da linguagem de programação no aplicativo Grasshopper. O aplicativo foi utilizado no smartphone, por alunos do ensino básico, durante ... -
Matemática dinâmica e arte : uma proposta com projeção ortogonal para o desenvolvimento da visualização espacial
Retore, Lucas Daniel; Notare, Márcia Rodrigues (2023) [Journal article]Este artigo apresenta e analisa uma atividade realizada com o software GeoGebra que envolve matemática e arte pela construção de uma obra com técnicas de projeção ortogonal. A atividade faz parte do experimento empírico ... -
Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento
Barchinski, Kellen Cardoso; Notare, Márcia Rodrigues (2021) [Journal article]Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção ...