Navegação Ciências Exatas e da Terra por Assunto "Educação básica"
Resultados 1-11 de 11
-
Caminhos para a inserção da Natureza da Ciência na Educação Básica : alguns resultados de pesquisa a partir de uma disciplina na Licenciatura de Física
(2022) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico, a partir da observação e inserção do pesquisador nas aulas de uma disciplina de História da Física e Epistemologia (HFE), ... -
Concepção de objetos digitais de aprendizagem para combinatória nos anos iniciais
(2018) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem envolvendo Análise Combinatória voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento do material digital, suas ... -
Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica : o papel social dos institutos federais
(2020) [Artigo de periódico]Em 2018, completou-se um decênio de instauração da Lei nº 11.892/08, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Essa política pública foi responsável pela expansão do número de escolas ... -
Uma estratégia de jogo na educação básica : o uso da história dos elementos químicos e da tabela periódica de Mendeleev para discutir conceitos contemporâneos
(2019) [Artigo de periódico]O objetivo deste texto é descrever uma experiência e uma estratégia didática voltada para a sala de aula da educação básica que utiliza a dinâmica de um jogo com cartões para reconstruir didaticamente a Tabela Periódica ... -
Estudantes com altas habilidades em matemática na Educação Básica : reflexões sobre o “fazer e compreender” a partir da Epistemologia Genética
(2019) [Artigo de periódico]O presente texto tem como propósito apresentar uma análise de uma atividade de matemática realizada no contexto do projeto de extensão “Atividades de Matemática para alunos com altas habilidades” ocorrido no âmbito da ... -
Física quântica e o ensino de física na contemporaneidade : reflexões à luz da história e da epistemologia revisada de Popper
(2021) [Artigo de periódico]Este texto tem por objetivo fazer uma reflexão histórica e bastante referenciada na visão epistemológica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pós-escrito publicado de 1982, em que ele retoma ... -
Onda ou partícula? : um estudo das trajetórias ontológicas da radiação eletromagnética em livros didáticos de Física da educação básica
(2020) [Artigo de periódico]Neste artigo, partimos de elementos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour para analisar atores da Educação em Ciências. De acordo com Latour, a Educação em Ciências participa da rede da Ciência no elo da representação ... -
Uma reflexão de professores sobre demonstrações relativas à irracionalidade de –√2
(2020) [Artigo de periódico]Neste artigo, são apresentadas ponderações a respeito de uma reflexão em grupo sobre a análise dos erros cometidos em uma atividade proposta a professores que são alunos de um mestrado profissional em Matemática. A discussão ... -
Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica
(2018) [Artigo de periódico]Um dos grandes desafios da Educação Básica do Brasil do século XXI é a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, as quais tornam obrigatórias a inclusão do ensino da História da Àfrica, da cultura Afro-Brasileira e ... -
Traçando um perfil para o professor de Física da Educação Básica : o que preconiza a legislação brasileira?
(2021) [Artigo de periódico]O presente texto compõe uma pesquisa mais abrangente que, no âmbito de uma tese de doutorado, pretende refletir a formação inicial de professores de Física no Brasil. Este artigo discute o perfil do educador de Física a ... -
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos ...