Navegação Ciências Exatas e da Terra por Autor "Notare, Márcia Rodrigues"
Resultados 21-29 de 29
-
Os objetos de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades espaciais
Bernardes, Wagner César; Notare, Márcia Rodrigues (2013) [Artigo de periódico]Este artigo aborda o desenvolvimento das habilidades espaciais, como rotação mental, percepção espacial e visualização espacial, com a utilização de objetos digitais de aprendizagem, em alunos do Ensino Fundamental. Para ... -
O papel da cooperação nos processos coletivos para resolução de problemas
Guimarães, Núbia Lúcia Cardoso; Mello, Jéssica Adriane de; Rocha, Luciana Sandrini; Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2021) [Artigo de periódico]O presente artigo trata de um experimento no qual as pesquisadoras, e também participantes, buscaram compreender o papel da cooperação na resolução de um problema, por meio do trabalho em grupo. Para tal, foram investigados ... -
Parâmetros no GeoGebra : um estudo sobre a circunferência
Carlos, Marciane Linhares; Notare, Márcia Rodrigues (2016) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da grande Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da ... -
Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2015) [Artigo de periódico]Nesse artigo analisa-se o papel do uso dos recursos digitais de matemática dinâmica na construção de conceitos a partir da resolução de situações-problemas propostos a um grupo de estudantes de curso de Informática na ... -
O processo de Gênese Instrumental do GeoGebra 3D em alunos do Ensino Médio Normal/Magistério
Bussolotto, Débora; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Artigo de periódico]Neste artigo descreve-se um estudo realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio Normal/Magistério de uma instituição pública na cidade de Nova Prata/RS, com o objetivo de analisar o processo de gênese instrumental pessoal ... -
Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica
Sibemberg, Lucas Siviero; Notare, Márcia Rodrigues (2022) [Artigo de periódico]O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio ... -
Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
Rocha, Luciana Sandrini; Notare, Márcia Rodrigues (2023) [Artigo de periódico]A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, ... -
Sistema para a aprendizagem de demonstrações da geometria euclidiana plana : LEEG
Notare, Márcia Rodrigues; Diverio, Tiaraju Asmuz (2003) [Artigo de periódico]O presente artigo apresenta o sistema para a aprendizagem de demonstrações da Geometria Euclidiana Plana LEEG (Learning Environment on Euclidean Geometry). Esse sistema foi formalizado e implementado sobre o protocolo de ... -
A variável visual seção plana e o GeoGebra 3D na atividade cognitiva de conversão entre representações semióticas das superfícies quádricas
Guimarães, Núbia Lúcia Cardoso; Notare, Márcia Rodrigues (2022) [Artigo de periódico]Esse artigo tem por objetivo apresentar a análise teórica de um modelo que explora a variável visual seção plana associada ao GeoGebra 3D no estudo das superfícies quádricas. O presente estudo é parte de uma pesquisa de ...