Navegação Ciências Exatas e da Terra por Autor "Araujo, Ives Solano"
Resultados 1-20 de 52
-
Acciones para el cultivo de una Comunidad de Práctica Virtual de profesores de Física : análisis de los procesos de Participación Periférica Legítima a través de un curso virtual sobre Recursos Educativos Abiertos para la enseñanza de la Física
Vera Rey, Elkin Adolfo; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2020) [Artigo de periódico]La literatura destaca la existencia de una significativa brecha entre la investigación educativa y las prácticas docentes. Por otro lado, existen estudios sobre Comunidades de Práctica (CoP) conformadas por docentes en ... -
Análise praxeológica do método Peer Instruction : construção de um ponto de referência para o estudo de suas modificações e adaptações para diferentes contextos de ensino
Percheron, Felippe Santos; Petter, Ana Amélia; Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano (2021) [Artigo de periódico]Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu ... -
Análisis praxeológico de los métodos de enseñanza : un puente entre la investigación y la práctica
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artigo de periódico]Es deseable que los buenos resultados obtenidos en las investigaciones sobre la utilización de los métodos activos de enseñanza sean alcanzados en la práctica docente en diversos contextos. Para ello, es necesario comprender ... -
Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) : um método ativo para o Ensino de Física
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Artigo de periódico]O método tradicional de ensino, caracterizado basicamente por aulas expositivas centradas no professor e pela resolução de longas listas de exercícios como atividade de fixação dos conteúdos, é ainda presente em grande ... -
Aprendizagem baseada em projetos no ensino de Física : uma revisão da literatura
Pasqualetto, Terrimar Ignacio; Veit, Eliane Angela; Araujo, Ives Solano (2017) [Artigo de periódico]Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do Ensino de Física. O objetivo é apresentar uma breve revisão histórica da ABP e traçar um panorama das publicações ... -
Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos da cinemática
Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela; Moreira, Marco Antonio (2004) [Artigo de periódico]Neste artigo analisamos as principais dificuldades dos estudantes na interpretação de gráficos da Cinemática e apresentamos dois subprodutos diretos de um trabalho de pesquisa voltado para a superação destas dificuldades. ... -
Atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica : uma alternativa para a ressignificação das aulas de laboratório em cursos de graduação em física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2016) [Artigo de periódico]Ainda hoje são frequentes em aulas de laboratório de cursos de graduação em física atividades que levam os estudantes a agir mecanicamente na execução de roteiros excessivamente dirigidos, sem refletir suficientemente sobre ... -
Centro de Tecnologia Acadêmica da UFRGS como comunidade de prática e possibilidade de criação de espaços não formais de aprendizagem um estudo etnográfico
Mega, Daniel Farias; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2020) [Artigo de periódico]A promoção de autênticas experiências de aprendizagem na formação discente é um desafio para a maior parte das instituições de ensino. A busca por iniciativas já em andamento que possam contribuir para alcançar este objetivo ... -
Ciclos de modelagem : uma proposta para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de Física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2012) [Artigo de periódico]Neste trabalho, defendemos o desenvolvimento de ciclos de modelagem, conduzidos a partir das ideias de David Hestenes, como uma alternativa para nortear propostas didáticas que integrem atividades experimentais e atividades ... -
Concepções e dificuldades dos professores de física no campo conceitual da modelagem científica
Brandão, Rafael Vasques; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2010) [Artigo de periódico]Modelos e modelagem científica são indispensáveis à construção do conhecimento científico e, portanto, devem ocupar um lugar de destaque no Ensino de Ciências. Neste estudo propomos uma estrutura conceitual de referência ... -
A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Campomanes, Ricardo Robinson; Araujo, Ives Solano (2021) [Artigo de periódico]A incorporação de discussões sobre a natureza do conhecimento científico em atividades didáticas de Ciências é um elemento fundamental e bastante desafiador. Este artigo tem como objetivo apresentar a contrastação empírica ... -
Crenças de autoeficácia em aprender Física e trabalhar colaborativamente : um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina de Física Básica
Oliveira, Tobias Espinosa de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artigo de periódico] -
Cultivo de comunidades de prática na formação continuada de professores em Educação em Ciências : uma proposta
Souza, Douglas Grando de; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2022) [Artigo de periódico]A literatura em Educação em Ciências aponta o potencial das Comunidades de Prática (CoP) em fomentar espaços que articulem Escola e Universidade na Formação Continuada de Professores. Entretanto, as indicações existentes ... -
Cultura livre na educação : uma revisão da literatura sobre o uso de Tecnologias Livres, Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no ensino de Física e Engenharia
Freitas, Marina Pinto Pizarro de; Araujo, Ives Solano; Heidemann, Leonardo Albuquerque (2022) [Artigo de periódico]Com o objetivo de compreender a abordagem das pesquisas em ensino de Física e Engenharia em relação aos preceitos e ferramentas da Cultura Livre – especialmente em relação aos movimentos de Ciência Aberta, Recursos ... -
Dificuldades e avanços no domínio do campo conceitual da modelagem didático-científica : um estudo de caso em uma disciplina de física experimental
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2018) [Artigo de periódico]A concepção de que os modelos científicos são mediadores entre teoria e realidade orienta muitos dos trabalhos que têm enfoque na modelagem científica no ensino de Ciências. Defende-se que os estudantes precisam ser ... -
Educação em ciências na perspectiva da Teoria da sociedade do conhecimento de Nico Stehr
Freitas, Marina Pinto Pizarro de; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano (2020) [Artigo de periódico]A Abordagem CTS tem se preocupado com as implicações dos estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de ensino de ciências. Nessa perspectiva, o ensino deve se basear numa visão de ciência ... -
Educação nas sociedades do conhecimento : o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias
Freitas, Marina Pinto Pizarro de; Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano (2021) [Artigo de periódico]Com o intuito de ampliar as discussões sobre a adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e o seu potencial emancipatório, o presente artigo aprofunda a reflexão teórica e filosófica sobre o que são os REA e sobre suas ... -
El uso del diagrama AVM como instrumento para la implementación de los principios de la teoría del aprendizaje significativo crítico en actividades de modelación computacional para la enseñanza de la Física
López Ríos, Sonia Yaneth; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2012) [Artigo de periódico]Teniendo en consideración que la formación integral de un profesor de Física implica que éste tenga un dominio de su campo disciplinar, una concepción crítica sobre la ciencia que enseña y su enseñanza; presentamos en este ... -
A estratégia da modelagem didático-científica para a conceitualização do real no ensino de física : um estudo de caso com professores de ensino médio
Brandão, Rafael Vasques; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2019) [Artigo de periódico]Na pesquisa em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica sobre os tópicos trabalhados em sala de aula. Com base em estudos anteriores, partiu-se ... -
Um estudo de caso explanatório sobre o desenvolvimento de atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica para o ensino de Física
Heidemann, Leonardo Albuquerque; Araujo, Ives Solano; Veit, Eliane Angela (2017) [Artigo de periódico]Atividades experimentais realizadas nos cursos superiores de Física frequentemente incentivam os estudantes a agir de forma mecânica, sem refletir sobre os fundamentos teóricos que amparam suas investigações. Desse modo, ...