Now showing items 1-11 of 11

    • Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica 

      Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Journal article]
      Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, ...
    • Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria 

      Silveira, Priscila Ferreira; Notare, Márcia Rodrigues (2020) [Journal article]
      Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um ...
    • Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico 

      Silveira, Priscila Ferreira; Notare, Márcia Rodrigues (2023) [Journal article]
      Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração ...
    • Gênese instrumental do GeoGebra na formação de professores 

      Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2017) [Journal article]
      Este artigo apresenta a análise do processo de gênese instrumental pessoal a partir de atividades de geometria dinâmica desenvolvidas no Curso de Especialização Matemática - Mídias Digitais - Didática do Programa de ...
    • Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra 

      Notare, Márcia Rodrigues; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2017) [Journal article]
      Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções ...
    • Geometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformações 

      Monzon, Larissa Weyh; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Journal article]
      Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. ...
    • Integração de diferentes mídias digitais no ensino de Geometria : uma experiência com o oitavo ano do Ensino Fundamental 

      Vargas, Eliane Teixeira; Notare, Márcia Rodrigues (2014) [Journal article]
      O presente artigo apresenta uma proposta de ensino de conceitos de Geometria integrando diferentes mídias digitais e recursos didáticos. O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma proposta que integrasse diferentes ...
    • Isometrias e Geogebra : o papel do arrastar na construção de conceitos 

      Dickel, Marlei Tais; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]
      Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a ...
    • Matemática-em-uso na construção de objetos em movimento 

      Barchinski, Kellen Cardoso; Notare, Márcia Rodrigues (2021) [Journal article]
      Esse artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento matemático em processo de construções de objetos em movimento. Para conduzir a pesquisa, foi elaborada uma oficina que aborda o estudo e a construção ...
    • O processo de Gênese Instrumental do GeoGebra 3D em alunos do Ensino Médio Normal/Magistério 

      Bussolotto, Débora; Notare, Márcia Rodrigues (2018) [Journal article]
      Neste artigo descreve-se um estudo realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio Normal/Magistério de uma instituição pública na cidade de Nova Prata/RS, com o objetivo de analisar o processo de gênese instrumental pessoal ...
    • Tecnologia na aula de matemática : a importância do potencial semiótico 

      Stormowski, Vandoir; Gravina, Maria Alice; Lima, Jose Valdeni de (2013) [Journal article]
      Este artigo tem o objetivo de analisar a importância da identificação, por parte dos professores de matemática, do potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta ...