• AdaptWeb : evolução e desafios 

      Oliveira, Jose Palazzo Moreira de; Gasparini, Isabela; Pimenta, Marcelo Soares; Lima, Jose Valdeni de; Kemczinski, Avanilde; Proenca Junior, Mario Lemes; Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo (2009) [Artigo de periódico]
      O AdaptWeb® (Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web) é um Sistema Adaptativo de EAD baseado na web e tem a finalidade de adaptar o conteúdo, a apresentação e a navegação de acordo com o perfil do usuário. A sua ...
    • Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos 

      Reategui, Eliseo Berni; Ceron, Rafael Fernando; Boff, Elisa; Vicari, Rosa Maria (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário ...
    • Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções : revisão de literatura 

      Pontarolo, Edilson; Vicari, Rosa Maria; Jaques, Patricia Augustin (2007) [Artigo de periódico]
      O presente trabalho expõe um panorama histórico com algumas teorias sobre emoção ao longo da história da ciência ocidental. O objetivo é contribuir para a compreensão do contexto científico no qual se originou a abordagem ...
    • Cadeias de Markov e tecnologias digitais : reflexões sobre a construção de conhecimentos dos discentes em licenciatura em matemática 

      Silva, Rodrigo Sychocki da; Barone, Dante Augusto Couto; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2018) [Artigo de periódico]
      O artigo expõe o recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de construção de conceitos matemáticos por estudantes que fizeram o uso das tecnologias digitais. O público participante da pesquisa foram ...
    • Estudo exploratório sobre mundos virtuais e agentes conversacionais na educação a distância 

      Krassmann, Aliane Loureiro; Kuyven, Neiva Larisane; Mazzuco, Alex Eder da Rocha; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Bercht, Magda (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na ...
    • Evaluación de la calidad de metadatos en repositorios digitales de objetos de aprendizaje 

      Morales, Valentina Tabares; Méndez, Néstor Darío Duque; Moreno Cadavid, Julian; Carranza, Demetrio Ovalle; Vicari, Rosa Maria (2013) [Artigo de periódico]
      Los recursos educativos almacenados en repositorios digitales requieren de metadatos que los describan adecuadamente y son fundamentales en procesos de búsqueda y recuperación. El objetivo de este artículo es realizar una ...
    • Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow 

      Kunde, Graziela Flores; Souto, Maria Aparecida Martins; Oliveira, Jose Palazzo Moreira de (2001) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta ...
    • Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial 

      Silveira, Sidnei Renato; Barone, Dante Augusto Couto (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A ...
    • Identificação de coesão social em AVEAs 

      Bastos, Helvia Pereira Pinto; Bercht, Magda; Wives, Leandro Krug; Martins, Yasmmin C. (2011) [Artigo de periódico]
      O estudo apresenta um experimento de análise de termos que indicam a sociabilidade em chats em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Foram designadas três classes indicadoras de coesão conforme o modelo de Rourke ...
    • Informática na educação: a visão das professoras 

      Casas, Trazíbulo Henrique Pardo (2004) [Artigo de periódico]
    • Linux educacional : possibilidades práticas de aplicação em contextos educacionais 

      Lorandi, Alexandra; Zank, Cláudia; Bez, Marta Rosecler; Vicari, Rosa Maria; Andre, Claudio Fernando (2011) [Artigo de periódico]
      Esse artigo destaca a construção do curso Linux Educacional, o qual integra o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). O curso foi desenvolvido com o objetivo de apoiar a prática pedagógica dos professores ...
    • Metaobjetos de aprendizagem 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Lima, Jose Valdeni de (2011) [Artigo de periódico]
      A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, ...
    • Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle 

      Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos; Gasparini, Isabela; Pernas, Ana Marilza; Oliveira, Jose Palazzo Moreira de; Lima, Jose Valdeni de; Pimenta, Marcelo Soares; Wives, Leandro Krug; Nicolao, Mariano; Fernandez, Alejandro; Barros, Rodolfo Miranda de (2011) [Artigo de periódico]
      A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas ...
    • Sistema para a aprendizagem de demonstrações da geometria euclidiana plana : LEEG 

      Notare, Márcia Rodrigues; Diverio, Tiaraju Asmuz (2003) [Artigo de periódico]
      O presente artigo apresenta o sistema para a aprendizagem de demonstrações da Geometria Euclidiana Plana LEEG (Learning Environment on Euclidean Geometry). Esse sistema foi formalizado e implementado sobre o protocolo de ...
    • Tecnologia na aula de matemática : a importância do potencial semiótico 

      Stormowski, Vandoir; Gravina, Maria Alice; Lima, Jose Valdeni de (2013) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem o objetivo de analisar a importância da identificação, por parte dos professores de matemática, do potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica. A partir de uma revisão bibliográfica, apresenta ...
    • O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa 

      Garin, Ramiro Saldaña; Lichtnow, Daniel; Palazzo, Luiz Antonio Moro; Loh, Stanley; Kampff, Adriana Justin Cerveira; Primo, Tiago Thompsen; Oliveira, Jose Palazzo Moreira de; Lima, Jose Valdeni de (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva ...
    • O uso pedagógico da técnica cinemagraphs para a construção de fanfictions 

      Costa, Patrícia da Silva Campelo; Jantsch, Anelise; Fantinel, Patricia; Biazus, Maria Cristina Villanova; Reategui, Eliseo Berni; Lima, Jose Valdeni de (2011) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma discussão acerca das possibilidades de uso pedagógico de uma nova técnica de edição de imagens (cinemagraphs) na construção de narrativas visuais em contexto escolar. Tal técnica pode ser uma ...