Navegação Ciências Humanas por Título
Resultados 5507-5526 de 6693
-
O que fala o psicótico ? a pesquisa interdisciplinar no estudo da psicose
(2005) [Artigo de periódico]Este texto, de um ponto de vista interdisciplinar, aborda questões relativas ao funcionamento da linguagem em sujeitos com estruturação psicótica, articulando o referencial teórico oriundo da escola psicanalítica ... -
O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de ... -
O que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escola
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de ... -
O que funciona e o que não funciona para reduzir homicídios no Brasil : uma revisão sistemática
(2021) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objetivo identificar quais são as evidências científicas existentes no Brasil, hoje, sobre o que funciona e o que não funciona para reduzir o número de homicídios, por meio da primeira revisão sistemáticajá ... -
O que há de complexo no mundo complexo? : Niklas Luhmann e a teoria dos sistemas sociais
(2006) [Artigo de periódico] -
O que há de novo nas novas formas de exclusão na educação? : neoliberalismo, trabalho e educação
(1995) [Artigo de periódico]Desenvolvo neste ensaio alguns argumentos críticos em relação ao caráter do projeto neoliberal no campo educacional. Com o objetivo de caracterizar e identificar novos (e também não tão novos) processos de exclusão na ... -
O que há na escrita chinesa que possa nos orientar acerca da instância da letra no inconsciente?
(2020) [Artigo de periódico]Este artigo versa sobre as relações entre o sistema de escrita chinês e a instância da letra no inconsciente. Para isso, revisamos teoricamente uma rede de conceitos imbricados que suportam essa questão na Linguística, com ... -
Que história estamos ensinando?
(1983) [Artigo de periódico]O trabalho questiona a metodologia e a concepção de História presentes nos livros didáticos, apresentando, sinteticamente, dois métodos de análise da história: o positivismo e o materialismo histórico. Dois textos são ... -
Queixas iniciais no processo de psicoterapia pais-bebê
(2019) [Artigo de periódico]As queixas iniciais nos atendimentos de psicoterapia pais-bebê podem, por vezes, denunciar os principais sinais de sofrimento psíquico dos bebês, das mães e dos pais. Diante da importância destas problemáticas apontadas ... -
Quem educa o educador? a formação humana tecendo-se nas relações entre trabalho, movimentos sociais e educação
(2015) [Texto de apresentação/encerramento] -
Quem estuda justiça de transição no Brasil? : um panorama sobre uma agenda de pesquisas em construção
(2023) [Artigo de periódico]Este artigo tem dois objetivos: primeiro, situar o leitor no campo da justiça de transição delineando seu conceito, genealogia e introdução no debate público e acadêmico no Brasil; segundo – e mais importante –, realizar ... -
Quem governa por dispositivos? : a produção das normas e padrões para os alimentos orgânicos no Brasil
(2017) [Artigo de periódico]O artigo analisa a construção dos sistemas de avaliação de conformidade orgânica de produtos alimentares no Brasil à luz do debate sociológico sobre dispositivos e governamentalidade. O foco recai sobre os conflitos que ... -
A quem pertence o passado norte-americano? : a controvérsia sobre os National History Standards nos Estados Unidos (1994-1996)
(2015) [Artigo de periódico]O presente artigo trata da controvérsia pública sobre os National History Standards, um conjunto de propostas que visavam a auxiliar na reforma do Ensino Básico nos Estados Unidos, entre 1994 e 1996. No texto, enfatizam-se ... -
Quem sabe faz a hora não espera acontecer! trabalho, movimentos sociais e educação no Brasil contemporâneo
(2015) [Texto de apresentação/encerramento] -
Quem são os alunos encaminhados para acompanhamento de dificuldades de aprendizagem?
(2019) [Artigo de periódico]Uma parcela grande de alunos enfrenta dificuldade de aprendizagem, e lidar com este desafio traz dúvidas para muitos professores, tanto os já experientes como os em processo de formação. O artigo tem como objetivo apresentar ... -
Quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
(2018) [Artigo de periódico]Neste texto é exercitada, ao longo de cinco seções, uma aproximação entre filosofia, educação e neurociências, através do pensamento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y ... -
Quem tem direito ao "uso do véu"? : (uma contribuição para pensar a questão brasileira)
(2006) [Artigo de periódico]Este artigo analisa o dilema entre as posturas defensoras do universalismo e das diferenças, tendo como pressuposto que ambas podem resultar no reforço de essencialisarmos excludentes em cenários sociais de desigualdade. ... -
O que pode a clínica na interface com a dança? : problematizações da saúde mental na atenção básica
(2019) [Artigo de periódico] -
O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
(2020) [Artigo de periódico]O artigo se propõe a um debate teórico sobre o ensino e a sala de aula de História. Esse debate se dá com base nas contribuições do filósofo Henri Bergson e do teórico do campo da teoria da História, Hayden White. A ideia ... -
O que pode a psicologia social no presente?
(2021) [Artigo de periódico]