• Affective and social aspects in distance education : the interdisciplinarity in focus 

      Barvinski, Carla Adriana; Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira; Machado, Letícia Sophia Rocha; Longhi, Magalí Teresinha; Behar, Patrícia Alejandra (2019) [Artigo de periódico]
      This article presents an analysis of the possible contributions of the affective and social aspects to the development of pedagogical practices in the modality of Distance Education. The interactions of students in a Virtual ...
    • Arquitetura pedagógica com foco na autoria digital de idosos : um olhar sobre a aprendizagem criativa 

      Slodkowski, Bruna Kin; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artigo de periódico]
      Esta pesquisa visa apresentar uma Arquitetura Pedagógica desenvolvida com foco na autoria digital para construção de filmes em stop motionpelos idosos. O cenário pandêmico exigiu alternativas remotas para o prosseguimento ...
    • Autoria digital de cybersêniors : um estudo de caso sobre a construção de vídeos 

      Slodkowski, Bruna Kin; Machado, Letícia Sophia Rocha; Mendes, Jozelina Silva da Silva; Behar, Patrícia Alejandra (2019) [Artigo de periódico]
      O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas ...
    • Autoria digital de idosos : a produção de infográficos em um curso de inclusão digital 

      Machado, Letícia Sophia Rocha; Sonego, Anna Helena Silveira; Mendes, Jozelina Silva da Silva; Behar, Patrícia Alejandra (2020) [Artigo de periódico]
      Esta pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis contribuições da autoria digital, por meio de infográficos, para um grupo de idosos participantes de um curso de inclusão digital. O envelhecimento da população e o ...
    • Autoria e competência digital de idosos : uma revisão sistemática da literatura acerca dos conceitos 

      Slodkowski, Bruna Kin; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2021) [Artigo de periódico]
      O artigo tem por objetivo analisar a autoria e competências digitais de idosos no contexto da educação. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente e, em paralelo, ...
    • Competências socioafetivas docentes : um olhar nos materiais educacionais digitais 

      Minuzi, Nathalie Assunção; Sonego, Anna Helena Silveira; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Behar, Patrícia Alejandra; Machado, Letícia Sophia Rocha; Longhi, Magalí Teresinha (2023) [Artigo de periódico]
      O objetivo do estudo foi determinar as competências socioafetivas exigidas dosprofessores do ensino superior na construção de materiais educativos digitais (MED). Apandemia da COVID-19 provocou mudanças nas práticas ...
    • Competências socioafetivas e a construção de estratégias pedagógicas para a educação a distância 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Mapelli, Nina; Silva, Débora Luiza da; Machado, Letícia Sophia Rocha; Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste artigoé desenvolver Estratégias Pedagógicas (EP) que possam contribuir para a construção de competências socioafetivas dos estudantes no contexto da Educação a Distância (EaD). Para este trabalho, as ...
    • Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem : uma discussão do conceito 

      Behar, Patrícia Alejandra; Machado, Letícia Sophia Rocha; Longhi, Magalí Teresinha (2022) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de competências socioafetivas (CSA) nas interações que ocorrem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Para isso, é feita uma discussão teórica-prática trazendo definições ...
    • Competencies for STEAM areas : a focus on teacher 

      Machado, Letícia Sophia Rocha; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Maciel, Milene Batista; Silva, Juarez Bento da; Silva, Isabela Nardi da (2022) [Artigo de periódico]
      This article aims to present a mapping of teaching skills for STEAM areas. Society is constantly changing, and Education needs to make changes that enable the formation of the subject integrally. From this perspective, ...
    • Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital 

      Grande, Tássia Priscila Fagundes; Machado, Letícia Sophia Rocha; Slodkowski, Bruna Kin; Sigal, Carla Bueno; Sampaio, Deyse Cristina Frizzo; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Mendes, Jozelina Silva da Silva; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, ...
    • Digital fluency and the construction of pedagogical strategies for distance learning 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Poegere, Ester Morsoletto; Sigal, Carla Bueno; Machado, Letícia Sophia Rocha; Silva, Kétia Kellen Araújo da; Behar, Patrícia Alejandra (2020) [Artigo de periódico]
      The objective of the study is to identify Pedagogical Strategies (PS) that can contribute to the construction of Digital Fluency in the Distance Learning (DL) context. Technological changes in society include their own set ...
    • Educação a distância e cybersêniors : um foco nas estratégias pedagógicas 

      Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2015) [Artigo de periódico]
      Educação a Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. O presente artigo versa sobre a construção de estratégias pedagógicas na Educação a Distância (EAD) no intuito de incluir os cybersêniors em cursos ...
    • Estratégias pedagógicas na educação a distância : um olhar a partir de diferentes contextos 

      Machado, Letícia Sophia Rocha; Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro; Sonego, Anna Helena Silveira; Barvinski, Carla Adriana; Torrezzan, Cristina Alba Wildt; Sampaio, Deyse Cristina Frizzo; Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira; Behar, Patrícia Alejandra; Grande, Tássia Priscila Fagundes (2021) [Artigo de periódico]
      O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão ...
    • Estratégias pedagógicas para aplicação de metodologias ativas 

      Miranda, Kennya Ferreira Silva; Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artigo de periódico]
      As Metodologias Ativas (MA) possuem um grande potencial para a transformação que a educação almeja, uma vez que podem personalizar o processo de ensino através de Estratégias Pedagógicas (EP) específicas. As EP são ações ...
    • Learning analyticsin a virtual learning environment : the challenge of mapping socio-affective scenarios 

      Akazaki, Jacqueline Mayumi; Machado, Letícia Sophia Rocha; Silva, Kétia Kellen Araújo da; Behar, Patrícia Alejandra (2020) [Artigo de periódico]
      Virtual courses are increasingly being offered in Brazil, making it imperative to develop technological resources and research to help in the teaching and learning processes in this modality. One approach is to analyze ...
    • Mapeamento de competências digitais : a inclusão social dos idosos 

      Grande, Tássia Priscila Fagundes; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2016) [Artigo de periódico]
      O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências ...
    • Metodologias ativas na educação a distância : uma revisão sistemática da literatura 

      Miranda, Kennya Ferreira Silva; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2023) [Artigo de periódico]
      A aprendizagem na Educação a Distância deve ocorrer de forma a engajar os estudantes proporcionando protagonismo na construção do conhecimento, para isso os professores podem inserir as Metodologias Ativas. Nesse sentido, ...
    • Mineração de dados educacionais e análise de sentimentos em ambientes virtuais de aprendizagem : um mapeamento sistemático Educational data mining and sentiment analysis in virtual learning environments : a systematic mapping 

      Vivian, Rafael Leonardo; Cazella, Silvio Cesar; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artigo de periódico]
      A análise de sentimento é uma área de Mineração de Dados que envolve processamento de linguagem natural, extração de informações, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Assim, por meio dessa técnica e, tam-bém, ...
    • Modelo pedagógico para a construção de competências digitais docentes : foco no desenvolvimento de materiais educacionais digitais no ensino superior 

      Minuzi, Nathalie Assunção; Sonego, Anna Helena Silveira; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2022) [Artigo de periódico]
      O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo pedagógico (MP) que possibilite a construção de competências digitais docentes (CDD) com foco em materiais educacionais digitais (MED). As CDD referem-se a um conjunto de ...
    • A pedagogical model for integrating digital technologies in education : workshops on sustainable development goals (SDGS) 

      Silva, Juarez Bento da; Frasseto, Luan da Silva; Machado, Letícia Sophia Rocha; Bilessimo, Simone Meister Sommer; Silva, Isabela Nardi da (2023) [Artigo de periódico]
      A proposal for a pedagogical model that integrates digital technologies in teaching Sustainable Development Goals (SDGs) in K-12 Education. The research is developed within project InTecEdu (Integration of Technology in ...