• Abordagem disposicional como ferramenta para compreender o subcampo da educação 

      Caregnato, Célia Elizabete; Miorando, Bernardo Sfredo; Lopes, Ricardo Cortez; Bevilaqua, Vinicius Foletto (2021) [Artigo de periódico]
      Este artigo propõe compreender aspectos da pesquisa em Educação no Brasil a partir do conceito de disposições, verificando-as em depoimentos de líderes de grupos de pesquisa. A abordagem se dá a partir da sociologia crítica, ...
    • A cultura popular na academia : o carnaval como objeto de estudo em programas de pós-graduação no Brasil 

      Dutra, Édson Luís; Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila (2023) [Artigo de periódico]
      Este trabalho tem como objetivo desvelar os movimentos da pesquisa acadêmica frente ao fenômeno cultural do carnaval a partir da produção bibliográfica de comunidades de pesquisa brasileiras entre os anos de 2011 e 2021. ...
    • Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educação 

      Caregnato, Célia Elizabete; Leite, Denise; Miorando, Bernardo Sfredo (2016) [Artigo de periódico]
      Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de ...