Navegação Ciências Sociais Aplicadas por Autor "Piedras, Elisa Reinhardt"
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Acionamentos teóricos sobre publicidade e propaganda nas teses e dissertações brasileiras: indícios férteis em um campo marginal
Piedras, Elisa Reinhardt; Invernizzi, Monique Machado; Wottrich, Laura (2021) [Artigo de periódico]No campo da Comunicação, a pesquisa sobre publicidade e propaganda possui um desenvolvimento tardio e, nesse processo, o papel da teoria é central visto que ela configura, tensiona e caracteriza o objeto de conhecimento. ... -
“Algumas coisas não são muito verdadeiras” : consumo midiático e recepção da publicidade televisiva na infância
Kuntz, Fárida Monireh Rabuske; Piedras, Elisa Reinhardt (2017) [Artigo de periódico]O objetivo deste trabalho é explorar os hábitos de consumo na televisão e a recepção da publicidade dirigida à criança. Após uma discussão teórica sobre publicidade, recepção e infância, operacionalizamos metodologicamente ... -
Bandersnatch : um estudo exploratório sobre o consumo midiático audiovisual e a cultura da convergência
Lopes, Juliane Vicente; Piedras, Elisa Reinhardt (2019) [Artigo de periódico]O presente artigo é uma análise das interações do público com a narrativa Bandersnatch. A metodologia de abordagem qualitativa tem o viés exploratório, com pesquisa bibliográfica e estudo empírico por meio da observação ... -
Consumo midiático e apropriações do público diante do fluxo televisivo
Jacobi, Caroline Maldaner; Piedras, Elisa Reinhardt (2021) [Artigo de periódico]O objetivo desta pesquisa é compreender o consumo midiático do fluxo televisivo, ao explorar a questão ambiental em gêneros comunicacionais como telejornalismo, telenovela e publicidade, de acordo com a apropriação do ... -
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade : processos de comunicação persuasiva e as noções "articulação" e "fluxo"
Piedras, Elisa Reinhardt; Jacks, Nilda Aparecida (2006) [Artigo de periódico]Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas ... -
Crise ou convivência? : narrativas de publicitário e anunciante sobre repercussões de contestações do público à publicidade
Piedras, Elisa Reinhardt; Dias, Enéias Brum (2022) [Artigo de periódico]O objetivo do artigo é analisar perspectivas de profissionais envolvidos em situações de tensionamento na dupla articulação entre as práticas de contestação e da produção em relação à publicidade, especificamente na ... -
“A maior aventura tecnológica da história da humanidade” : expectativas sociais em relação às “novas” tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015
Silva, Nathália dos Santos; Piedras, Elisa Reinhardt (2016) [Artigo de periódico]Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva ... -
Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea
Piedras, Elisa Reinhardt; Tondo, Rômulo Oliveira; Scherer, Anderson Alves; Thomaz, Rafaela Silva (2022) [Artigo de periódico]O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir ... -
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
Piedras, Elisa Reinhardt (2008) [Artigo de periódico]Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que ... -
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
Jacks, Nilda Aparecida; Piedras, Elisa Reinhardt; Knewitz, Anna Paula; Maldaner, Nilse Maria (2010) [Artigo de periódico]O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio ... -
Quando o sentido cotidiano sobre os anúncios ecoa no mundo acadêmico : os anos 2000 e a ascensão da produção científica sobre a recepção da publicidade
Piedras, Elisa Reinhardt (2014) [Artigo de periódico]O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição dos estudos de recepção da publicidade produzidos no Brasil nos anos 2000 (especificamente a partir das dissertações e teses desenvolvidas nessa perspectiva). A metodologia ... -
O que dizem as perspectivas brasileiras contemporâneas da publicidade sobre o publicitário?
Piedras, Elisa Reinhardt; Scherer, Anderson Alves (2023) [Artigo de periódico]O objetivo da pesquisa é identificar a presença, ou ausência, e a natureza do papel do publicitário em dez das perspectivas brasileiras contemporâneas sobre o fenômeno publicitário. A metodologia é qualitativa e os ... -
Representações no fluxo televisivo : a naturalização das “novas tecnologias” no telejornal, na telenovela e na publicidade
Silva, Nathália dos Santos; Piedras, Elisa Reinhardt (2017) [Artigo de periódico]O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sobre “novas tecnologias” no fluxo televisivo, considerando o encadeamento entre telejornal, telenovela e publicidade. No âmbito teórico, discutimos a circulação social ... -
Representações publicitárias : persuasão, naturalização e disputa pelo hegemônico entre a economia e a cultura
Silva, Nathália dos Santos; Piedras, Elisa Reinhardt (2018) [Artigo de periódico]Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da questão das representações para a pesquisa em publicidade no contexto brasileiro contemporâneo. Na discussão teórica realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica, ... -
Respostas do campo publicitário às práticas de contestação do público
Dias, Enéias Brum; Piedras, Elisa Reinhardt (2021) [Artigo de periódico]Este artigo tem objetivo de explorar repercussões de práticas de contestação ao campo publicitário no contexto mercadológico (agências e anunciantes) e no cenário regulador (Conselho de Autorregulamentação Publicitária ... -
Transformações na publicidade: novas articulações entre o público e os produtores no campo publicitário
Dias, Enéias Brum; Piedras, Elisa Reinhardt (2021) [Artigo de periódico]O contexto das novas tecnologias e da cultura da convergência, observamos mudanças nas práticas midiáticas do início do século XXI e, por isso, exploramos processos pelos quais anunciantes e agências de publicidade se ... -
Vulnerabilidade ou resistência ? um panorama da questão do consumo infantil de alimentos permeado pelo marketing e a mídia
Piedras, Elisa Reinhardt (2013) [Artigo de periódico]Neste trabalho abordamos a relação das crianças com o consumo de alimentos e as estratégias de marketing e da mídia. Com base na perspectiva dos estudos culturais, elaboramos um panorama documental da questão no Brasil ...