• Consumo digital como performance sociotécnica : análise dos usos da plataforma de streaming de games Twitch 

      Montardo, Sandra Portella; Fragoso, Suely Dadalti; Cruz, Mariana Amaro; Paz, Samyr (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo discutir as interrelações entre performance, consumo digital e condicionantes de interface na plataforma de streaming de games Twitch. Considerações teóricas sobre os três aspectos são comparadas ...
    • Estudos de games na área da Comunicação no Brasil : tendências no período 2000-2014 

      Fragoso, Suely Dadalti; Rebs, Rebeca Recuero; Reis, Breno Maciel Souza; Santos, Luiza Carolina dos; Silva, Dennis Messa da; Cruz, Mariana Amaro; Caetano, Mayara Araujo (2017) [Artigo de periódico]
      Apresentamos um mapeamento dos trabalhos brasileiros sobre jogos digitais, com foco na produção na área da Comunicação, a fim de desvelar as principais tendências nos últimos 15 anos. O encaminhamento teve por base a ...
    • Experiência de fluxo em ambiente de ensino gamificado 

      Souza, Vinícius Nunes Rocha e; Bruscato, Léia Miotto; Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo; Jacques, Jocelise Jacques de (2018) [Artigo de periódico]
      Jogos possuem a capacidade de manter os usuários imersos em uma estrutura complexa que oferece situações e predispõe condições específicas, proporcionando diferentes experiências. O domínio alcançado pela indústria de jogos ...
    • Huehuehue eu sou BR : spam, trollagem e griefing nos jogos on-line 

      Fragoso, Suely Dadalti (2015) [Artigo de periódico]
      O artigo trata da reputação de agressividade dos brasileiros em jogos multiplayer online, em particular um grupo conhecido como HUEs ou HUEHUEs. O tema é discutido a partir da descrição de algumas ações desse grupo de ...
    • Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor 

      Barbosa, Brenda Anghinoni; Kulpa, Cínthia Costa; Perry, Gabriela Trindade; Silva, Sandro José Ribeiro da (2019) [Artigo de periódico]
      O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série ...
    • Produção e disponibilização de recursos digitais educacionais na UFRGS : a experiência do NAPEAD / SEAD 

      Perry, Gabriela Trindade; Lucchesi, Ivana Lima; Carvalho, Felipe de Araújo; Silva, Caio Ramos da; Santos, Marlise Bock (2019) [Artigo de periódico]
      Neste artigo apresentamos o processo de produção de recursos educacionais do Napead - Núcleo de Produção Multimídia da UFRGS, vinculado à Sead (Secretaria de Educação a Distância) da UFRGS – Universidade Federal do Rio ...
    • Serious games : evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community 

      Miron, Luciana Inês Gomes; Viana, Daniela Dietz; Brandalise, Fernanda Marisa Pasinato (2024) [Artigo de periódico]
      The “International Group for Lean Construction” aims to adopt a new management philosophy for the Architecture, Engineering, and Construction (AEC) industry. Learning this philosophy can be supported by using active ...
    • Violência de gênero entre gamers brasileiros : um estudo exploratório no Facebook 

      Fragoso, Suely Dadalti; Recuero, Raquel da Cunha; Caetano, Mayara Araujo (2017) [Artigo de periódico]
      Apresentamos neste texto os resultados de um estudo exploratório voltado à identificação de registros de ocorrências de violência contra a mulher em páginas do Facebook dedicadas a games, especialmente aquelas voltadas ...