• Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2017) [Artículo de periódico]
      Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios ...
    • Metaobjetos de aprendizagem 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Lima, Jose Valdeni de (2011) [Artículo de periódico]
      A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, ...
    • Práticas pedagógicas auxiliadas por laboratórios virtuais no processo ensino-aprendizagem de física : uma revisão sistemática da literatura 

      Timóteo, Dulcio Joaquim Antônio; Oliveira, Manuel Joaquim Silva de; Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2022) [Artículo de periódico]
      O Presente artigo apresenta resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as possíveis práticas pedagógicas empregadas durante as aulas experimentais ou em laboratórios de Física. Para o avanço da pesquisa, ...
    • Projeto e uso de objetos de aprendizagem : explorando as dimensões afetiva e cognitiva 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2014) [Artículo de periódico]
      A contribuição deste trabalho é a apresentação de uma metodologia para o desenvolvimento e utilização de Objetos Aprendizagem (OAs). É apresentado um experimento através da aplicação da metodologia proposta conseguindo ...
    • Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Ten Caten, Carla Schwengber; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2014) [Artículo de periódico]
      A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada ...