• Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC 

      Souza, Napoliana Silva de; Santiago, Gabriella; Lima, Jose Valdeni de; Nunes, Felipe Becker; Canto Filho, Alberto Bastos do; Perry, Gabriela Trindade (2018) [Artigo de periódico]
      Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades ...
    • Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores 

      Oliveira, Maria Angélica Figueiredo; Lima, Jose Valdeni de; Canto Filho, Alberto Bastos do; Nunes, Felipe Becker; Lourega, Luciana Vescia; Melo, Jorge Nazareno Batista (2017) [Artigo de periódico]
      O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução ...
    • Autonomia se ensina? 

      Canto Filho, Alberto Bastos do (2022) [Artigo de periódico]
      Embora a autonomia seja uma competência citada em grande parte dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia, raramente se encontra qualquer referência à forma como esta competência é desenvolvida ao longo do curso. ...
    • Estilos de aprendizagem : vale a pena investir? 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Müller, Thaísa Jacintho; Lima, Jose Valdeni de (2015) [Artigo de periódico]
      A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa comparando estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia, na qual constatou-se que não há diferenças entre o estilo dos estudantes que persistem na disciplina ...
    • Evasão em Moocs : mito ou realidade? 

      Canto Filho, Alberto Bastos do (2022) [Artigo de periódico]
      Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são ...
    • Feedback imediato em ambientes informatizados através de vídeos na disciplina de matemática 

      Melo, Jorge Nazareno Batista; Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de (2018) [Artigo de periódico]
      No contexto escolar, a avaliação permeia todo o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, muitas vezes a avaliação tem simplesmente o caráter comparativo e classificatório, sem atender às necessidades individuais dos alunos ...
    • Mapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios ...
    • Metaobjetos de aprendizagem 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Lima, Jose Valdeni de (2011) [Artigo de periódico]
      A competência para a capacitação de recursos humanos nem sempre tem recebido a devida atenção nos cursos de engenharia, ocasionando uma deficiência formativa, especialmente em áreas como eletrônica, computação e elétrica, ...
    • Práticas com simulações computacionais para melhoria de desempenho para luidar com situações emergênciais 

      Pereira, Dauster Souza; Lima, Jose Valdeni de; Canto Filho, Alberto Bastos do; Rocha, Paulo Santana; Jardim, Rafaela Ribeiro; Santos, Francisco Euder dos; Pereira, Priscilla Perez da Silva (2019) [Artigo de periódico]
      Este artigo é um recorte de uma proposta de pesquisa que visa utilizar a simulação computacional como ferramenta de apoio para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa envolveu 48 participantes. Na fase de diagnóstico ...
    • Práticas pedagógicas auxiliadas por laboratórios virtuais no processo ensino-aprendizagem de física : uma revisão sistemática da literatura 

      Timóteo, Dulcio Joaquim Antônio; Oliveira, Manuel Joaquim Silva de; Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2022) [Artigo de periódico]
      O Presente artigo apresenta resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as possíveis práticas pedagógicas empregadas durante as aulas experimentais ou em laboratórios de Física. Para o avanço da pesquisa, ...
    • A produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançados 

      Lara, Daiany Francisca; Lima, Jose Valdeni de; Canto Filho, Alberto Bastos do; Garcia, Léo Manoel Lopes da Silva (2023) [Artigo de periódico]
      A repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a ...
    • Projeto e uso de objetos de aprendizagem : explorando as dimensões afetiva e cognitiva 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2014) [Artigo de periódico]
      A contribuição deste trabalho é a apresentação de uma metodologia para o desenvolvimento e utilização de Objetos Aprendizagem (OAs). É apresentado um experimento através da aplicação da metodologia proposta conseguindo ...
    • Questões calculadas Moodle : evitam a cola? 

      Canto Filho, Alberto Bastos do (2023) [Artigo de periódico]
      Durante o Ensino Remoto Emergencial foram suspensas todas as avaliações presenciais trazendo grande desconforto e questionamentos sobre a autenticidade das respostas dadas às provas elaboradas a distância sem a existência ...
    • Retenção e evasão em cursos de engenharia : uso de tecnologia para proporcionar a aprendizagem social 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Valle, Edson Cordeiro do; Araújo, Leandro Langie; Pietta, Enzo Victor Zucchetti; Patrício, Laura Gonçalves (2022) [Artigo de periódico]
      Tendo em vista as altas taxas de evasão nos Cursos de Engenharia, principalmente no Brasil, e poucos estudos com propostas efetivamente postas em prática que combatam esse problema, este artigo apresenta e analisa a ...
    • A robótica educativa no ensino de lógica de programação : uma revisão sistemática da literatura 

      Santos, Francisco Euder dos; Pereira, Dauster Souza; Godin, Juliana Martins; Lima, Jose Valdeni de; Zaro, Milton Antonio; Canto Filho, Alberto Bastos do (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) dos trabalhos relacionados à utilização da Robótica Educativa no processo ensino-aprendizagem da disciplina Lógica de ...
    • A tarefa de casa na disciplina de matemática mediada por assistente virtual de comunicação-Chabot 

      Melo, Jorge Nazareno Batista; Lima, Jose Valdeni de; Canto Filho, Alberto Bastos do (2020) [Artigo de periódico]
      A tarefa de casa, prática há muito realizada nas escolas, apresenta como uma das dificuldades a falta de apoio e auxílio para a sua realização fora da escola. Este trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento ...
    • Vídeos, questões e desempenho : uma análise quantitativa em cursos de engenharia 

      Canto Filho, Alberto Bastos do; Lima, Jose Valdeni de; Ten Caten, Carla Schwengber; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2014) [Artigo de periódico]
      A contribuição deste artigo é uma análise quantitativa de resultados obtidos numa metodologia em que são utilizados vídeos de curta duração e questões complexas como complemento a aulas expositivas tradicionais. Foi realizada ...