Listar Lingüística, Letras y Artes por autor "Finger, Ingrid"
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E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? : reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues
Finger, Ingrid; Brentano, Luciana de Souza; Ruschel, Daniela (2019) [Artículo de periódico]Neste artigo, apresentamos uma investigação que teve como objetivo comparar os níveis de complexidade sintática a partir da contagem das T-Units (Hunt, 1965) de produções escritas em português e em inglês elaboradas por ... -
Estudo comparativo do acesso semântico no processamento visual de palavras entre brasileiros monolíngues e chineses multilíngues falantes do português do Brasil como língua estrangeira
Salles, Jerusa Fumagalli de; Holderbaum, Candice Steffen; Finger, Ingrid (2010) [Artículo de periódico]O priming semântico é uma forma de avaliar o processamento semântico de palavras. Se a semântica é um importante fator contribuinte no reconhecimento visual de palavras, surge a questão de se chineses multilíngues (mandarin ... -
Evidence of non-selective lexical access in children from a Portuguese-English bilingual school
Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Brentano, Luciana de Souza; Toassi, Pâmela Freitas Pereira; Sittig, Catherine C.; Finger, Ingrid (2020) [Artículo de periódico]The issue of language selectivity regarding lexical access of bilingual adults has been thoroughly reported in the literature. However, studies with bilingual children are still limited, especially in the Brazilian context, ... -
Existência e manifestação da recursividade em libras
Rocha, Amanda Oliveira; Othero, Gabriel de Ávila; Finger, Ingrid (2020) [Artículo de periódico]A recursividade das línguas humanas tem sido um campo de discussão fértil por parte de estudiosos da linguagem desde, pelo menos, o séc. XVII. A maioria dos estudos se restringe, porém, às línguas orais (cf. Amaral et al. ... -
Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional
Scholl, Ana Paula; Finger, Ingrid; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2017) [Artículo de periódico]Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, ... -
Habilidades linguística e metalingüística diferenciadas no aprendizado em currículo bilíngue
Brentano, Luciana de Souza; Finger, Ingrid (2010) [Artículo de periódico]O presente artigo pretende contribuir com as pesquisas relacionadas ao bilinguismo apresentando dados de uma investigação realizada com crianças brasileiras que aprenderam inglês em uma escola de currículo bilíngüe, a ... -
A influência do aspecto lexical na aquisição da morfologia verbal do portugues como L2
Finger, Ingrid; Gonçalves, Mônica Marques; Spuldaro, Eliane Rauber (2006) [Artículo de periódico]Um experimento envolvendo dados de produção espontânea de quatro aprendizes de português como L2 foi desenvolvido visando verificar as predições da Hipótese da Primazia do Aspecto, segundo a qual o aspecto inerente dos ... -
A interpretação simultânea Libras-Português : um panorama sobre teorias de interpretação com contribuições da psicolinguística
Fonseca, Sandro Rodrigues da; Finger, Ingrid (2023) [Artículo de periódico]O presente artigo visa refletir sobre a interpretação bimodal Libras-Português, adotando uma abordagem multidisciplinar fundamentada em teorias dos Estudos da Interpretação, Estudos Surdos, Estudos Linguísticos das línguas ... -
Lower-intermediate learners of English as a second language improve reading recall through use of text structure strategy
Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Pigatto, Renata; Finger, Ingrid; Mangie, Kristina (2015) [Artículo de periódico]We investigated the efficacy of a shorter version of the Text Structure Strategy (TSS) training (MEYER, YOUNG & BARTLETT, 1989) with a group of native Portuguese speakers learning English as a second language, and a group ... -
O multilinguismo em contexto de sala de aula : o ensino/aprendizado de alemão como segunda língua estrangeira (L3)
Pickbrenner, Minka Beate; Finger, Ingrid (2015) [Artículo de periódico]O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obbtidos a partir de um trabalho empírico ... -
O papel da atenção ao input no desempenho na produção escrita de críticas de filmes em inglês
Luce, Maurício Seibel; Finger, Ingrid (2012) [Artículo de periódico]Este artigo discute, a partir do enfoque de Ensino de Línguas por Tarefas (ELT), o papel de atividades que visam a aumentar a atenção do aprendiz nas etapas de pré- e pós-tarefa. Um grupo de 21 brasileiros, aprendizes ... -
O papel da instrução explícita na interface entre conhecimento explícito e implícito
Preuss, Elena Ortiz; Finger, Ingrid (2008) [Artículo de periódico]Este artigo discute o papel da instrução na construção de conhecimento implícito sobre o aspecto em Espanhol como L2 por aprendizes brasileiros. Todos os sujeitos testados participaram nas tarefas de pré- e pós-teste, mas ... -
O papel da instrução na aquisição do Espanhol como L2 : um estudo sobre o se : operador textual como delimitador
Preuss, Elena Ortiz; Finger, Ingrid (2009) [Artículo de periódico]Este artigo visa a analisar o papel da instrução formal na aquisição do conhecimento implícito sobre o pronome SE, como operador aspectual em espanhol, por aprendizes brasileiros. O estudo foi desenvolvido com aprendizes, ... -
Proposta de questionário de histórico de linguagem e autoavaliação de proficiência para professores ouvintes bilíngues libras/língua portuguesa
Finger, Ingrid; Flores, Vinicius Martins (2014) [Artículo de periódico]O presente artigo apresenta uma proposta de questionário de avaliação da experiência linguística e de autoavaliação de proficiência para professores ouvintes que utilizam a Libras e o Português Brasileiro em sua atuação ... -
Referencialidade e domínio temático na compreensão de orações relativas curtas e longas em português
Maia, Marcus; Finger, Ingrid (2007) [Artículo de periódico]Este artigo reporta um estudo de questionário em que se testa a compreensão de frases contendo orações relativas restritivas curtas ou longas ambíguas entre uma aposição alta ou baixa a um dos SNs de um SN complexo. ... -
Second language processing shows increased native-like neural responses after months of no exposure
Morgan-Short, Kara; Finger, Ingrid; Grey, Sarah; Ullman, Michael (2012) [Artículo de periódico]Although learning a second language (L2) as an adult is notoriously difficult, research has shown that adults can indeed attain native language-like brain processing and high proficiency levels. However, it is important ... -
Squib : processamento em L2 apresenta ativação neural semelhante à da L1 após meses de ausência de exposição à língua
Finger, Ingrid; Morgan-Short, Kara; Grey, Sarah; Ullman, Michael (2011) [Artículo de periódico]Este estudo de ERP com uma língua artificial examinou as consequências neurais e comportamentais de um período substancial de ausência de exposição a uma L2, um cenário comum na aprendizagem de L2. O objetivo foi examinar ... -
The effects of early biliteracy on thought organisation and syntactic complexity in written production by 11-year-old children
Lemke, Cristiane Ely; Weissheimer, Janaina; Mota, Natália Bezerra; Brentano, Luciana de Souza; Finger, Ingrid (2021) [Artículo de periódico]The study investigates the effects of bilingualism and biliteracy on thought organisation, and syntactic complexity in the written production in a group of fifty 11-year-old children (M = 10.7) enrolled in 5th and 6th ... -
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
Finger, Ingrid; Vasques, Fábio de Oliveira (2010) [Artículo de periódico]This paper aims at analyzing the role of explicit instruction in the learning of the Present Perfect by Brazilian university students in a formal setting. Participants were divided into two groups and tested twice in ... -
Tradução de teste de capacidade de memória de trabalho do inglês para o português brasileiro
Rigatti, Pietra Cassol; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Magagnin, Kelvin Pereira; Finger, Ingrid (2017) [Artículo de periódico]O objetivo deste estudo foi a tradução e a adaptação para o contexto brasileiro de um teste de capacidade de Memória de Trabalho (MT) (WATERS e CAPLAN, 1996a). Nossa motivação é a existência de apenas uma medida de MT em ...