Listar Lingüística, Letras y Artes por autor "Brentano, Luciana de Souza"
Mostrando ítems 1-5 de 5
-
Biliteracia e educação bilíngue : contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues
Brentano, Luciana de Souza; Finger, Ingrid (2020) [Artículo de periódico]O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da ... -
E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? : reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues
Finger, Ingrid; Brentano, Luciana de Souza; Ruschel, Daniela (2019) [Artículo de periódico]Neste artigo, apresentamos uma investigação que teve como objetivo comparar os níveis de complexidade sintática a partir da contagem das T-Units (Hunt, 1965) de produções escritas em português e em inglês elaboradas por ... -
Evidence of non-selective lexical access in children from a Portuguese-English bilingual school
Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Brentano, Luciana de Souza; Toassi, Pâmela Freitas Pereira; Sittig, Catherine C.; Finger, Ingrid (2020) [Artículo de periódico]The issue of language selectivity regarding lexical access of bilingual adults has been thoroughly reported in the literature. However, studies with bilingual children are still limited, especially in the Brazilian context, ... -
Habilidades linguística e metalingüística diferenciadas no aprendizado em currículo bilíngue
Brentano, Luciana de Souza; Finger, Ingrid (2010) [Artículo de periódico]O presente artigo pretende contribuir com as pesquisas relacionadas ao bilinguismo apresentando dados de uma investigação realizada com crianças brasileiras que aprenderam inglês em uma escola de currículo bilíngüe, a ... -
The effects of early biliteracy on thought organisation and syntactic complexity in written production by 11-year-old children
Lemke, Cristiane Ely; Weissheimer, Janaina; Mota, Natália Bezerra; Brentano, Luciana de Souza; Finger, Ingrid (2021) [Artículo de periódico]The study investigates the effects of bilingualism and biliteracy on thought organisation, and syntactic complexity in the written production in a group of fifty 11-year-old children (M = 10.7) enrolled in 5th and 6th ...