Mostrando ítems 1-13 de 13

    • A cara da rua : arte e extensão universitária no ensino fundamental de jovens e adultos em vulnerabilidade social 

      Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da; Cidade, Daniela Mendes (2017) [Artículo de periódico]
      O artigo apresenta um projeto de extensão de ensino da fotografia, refletindo sobre práticas pedagógicas na universidade e no ensino fundamental de jovens e adultos. Busca, através da arte e da experimentação fotográfica, ...
    • Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Silva, Iassanã Martins da; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2017) [Artículo de periódico]
      O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa ...
    • As contribuições das pesquisas em terminologia para a formação do tradutor 

      Bevilacqua, Cleci Regina; Reuillard, Patrícia Chittoni Ramos (2011) [Artículo de periódico]
      Ser um profissional competente em tradução requer não apenas a experiência prática dessa tarefa, mas também uma formação em que teoria e prática se relacionem. Nessa relação, é fundamental o papel da pesquisa, posto que ...
    • Dança na educação básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2014) [Artículo de periódico]
      O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como ...
    • Ensino como ensaio para abrir os corpos : uma didática do acesso pela pele 

      Gianuca, Lindsay Tarouco; Nunes, Silvia Balestreri (2020) [Artículo de periódico]
      Este artigo aproxima ensino e ensaio como práticas laborais de aprimoramento técnico e exercício do pensamento. Fomentado por estudos prévios acerca destas nuances comparativo-operativas e pela experiência docente de uma ...
    • Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2020) [Artículo de periódico]
      O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino ...
    • A especificidade da enunciação escrita em textos acadêmicos 

      Nunes, Paula Ávila; Flores, Valdir do Nascimento (2012) [Artículo de periódico]
      O artigo tem por objetivo o estudo de algumas características que conferem à enunciação escrita um estatuto particular em meio aos fenômenos enunciativos. Tal empreitada é realizada por meio da análise de textos produzidos ...
    • O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula : uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos 

      Zimmer, Márcia Cristina; Alves, Ubiratã Kickhöfel (2014) [Artículo de periódico]
      Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo ...
    • Laim em AVAs : sugestões de atividades 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Artículo de periódico]
      Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções ...
    • A literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

      Fischer, Luís Augusto; Luft, Gabriela Fernanda Cé; Guadagnin, Marcelo Frizon; Leite, Carlos Augusto Bonifácio; Lucena, Karina de Castilhos; Vianna, Carla Cristiane Martins; Weller, Daniel (2012) [Artículo de periódico]
      Este artigo analisa as questões de Literatura presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 1998 e 2010. O trabalho consistiu em perguntar que autores e livros de literatura são requisitados em questões ...
    • O que seria uma gramática da enunciação? : a proposta de uma análise transversal 

      Flores, Valdir do Nascimento (2013) [Artículo de periódico]
      Este texto apresenta uma proposta de abordagem da enunciação que busca estudar a língua em diferentes níveis da análise linguística. Desenvolve-se o conceito de transversalidade enunciativa cuja característica primordial ...
    • Sobre a importância de ensinar expressões idiomáticas 

      Termignoni, Susana; Finatto, Maria José Bocorny (2017) [Artículo de periódico]
      Este artigo está inserido no âmbito de duas vertentes da Fraseologia Contrastiva: a Fraseografi a Bilíngue e a Fraseodidática, tendo como foco uma subcategoria das unidades fraseológicas – as expressões idiomáticas. Neste ...
    • Versos em tradução : algumas considerações sobre o ensino e a tradução de poemas 

      Becker, Elizamari Rodrigues (2011) [Artículo de periódico]
      A tradução de poemas é um tópico que precisa ser mais bem dimensionado dentro dos currículos de ensino de tradução, tornando-se objeto menos incidental e mais inserido no centro das preocupações pedagógicas. Diferentemente ...