• Análise de uma disciplina de pós-graduação em modalidade ERE sob a ótica das teorias conectivista e da atividade 

      Weiand, Augusto; Pereira, Leônidas Soares; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Artigo de periódico]
      Em virtude da pandemia de COVID-19, diversas instituições adotaram o ensino remoto emergencial (ERE) com o objetivo de possibilitar a continuidade de suas aulas em formato não presencial. Nesse cenário, estratégias ...
    • Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural 

      Ludovico, Francieli Motter; Machado, Aline Dubal; Nunes, Mariana Backes; Weiand, Augusto; Souza, Manuela da Silva Alencar de; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2021) [Artigo de periódico]
      Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para ...
    • Mapas mentais e flashcards no ensino de espanhol 

      Weiand, Augusto; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Artigo de periódico]
      Este trabalho demonstra a utilização de flashcards e mapas mentais, apoiada pela Teoria Conectivista e pela Teoria da Atividade para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Através desses recursos tecnológicos e ...
    • Pieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learning 

      Weiand, Augusto; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Reategui, Eliseo Berni (2022) [Artigo de periódico]
      O presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes ...
    • Virtual learning environments in the light of mind maps and flashcards : a systematic literature review 

      Weiand, Augusto; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2019) [Artigo de periódico]
      Mind Maps' and Flashcards' techniques are widely used in various sectors for different purposes. The use of Mind Maps focuses on the elaboration of physical models representing the neural connections between certain subjects, ...
    • Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa 

      Weiand, Augusto; Ludovico, Francieli Motter; Machado, Aline Dubal; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Artigo de periódico]
      Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender ...