• Bildung (formação) como viagem é a experiência da alteridade 

      Cruz, Raimundo José Barros (2018) [Artigo de periódico]
      O texto reflete o viver como imprecisão e não-domínio. Busca contribuir com a ampliação do sentido do conceito de formação (Bildung), pois, enquanto viagem, ele designa um movimento dinâmico e hermenêutico que nos põem ...
    • Canto orfeônico e história da pedagogia musical : análise das aulas de canto orfeônico de Judith Morisson Almeida 

      Cruz, Raimundo José Barros (2016) [Artigo de periódico]
      Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo com a histórica da Pedagogia Musical brasileira, tanto na perspectiva da recuperação de momentos históricos determinantes, quanto na perspectiva interpretativa que se faz ...
    • Em perspectiva hermenêutica : arte, existência e tragédia da cultura 

      Cruz, Raimundo José Barros (2021) [Artigo de periódico]
      O ensaio tem como objetivo investigar a temática arte, existência e tragé dia da cultura no contexto da racionalidade mitológica, a partir da perspecti va hermenêutica gadameriana. A discussão se insere no âmbito da crítica ...
    • Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991) 

      Gadamer, Hans-Georg; Cruz, Raimundo José Barros (2020) [Artigo de periódico]
      O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ...
    • Música como fisiologia aplicada : considerações a partir do Nietzsche tardio 

      Cruz, Raimundo José Barros (2016) [Artigo de periódico]
      O trabalho tem como objetivo apresentar a interdependente relação entre música e fisiologia no Nietzsche tardio. A produtividade de tal pretensão reside em investigar o estatuto da fisiologia enquanto categoria filosófica ...
    • Música como problema de formação (Bildung) : Espinosa, corpo e afecções 

      Cruz, Raimundo José Barros; Garcia, Fernando Ferminio (2020) [Artigo de periódico]
      O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação ...