• A composição em tempo real como estratégia inventiva 

      Mundim, Ana Carolina da Rocha; Meyer, Sandra; Silva, Suzane Weber da (2013) [Artigo de periódico]
      A composição em tempo real em dança está ligada a noção do presente, do imediato, do imprevisto. Algumas terminologias como coreografia aberta, coreografia estruturada, improvisação dançada, coreografia instantânea parecem ...
    • Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Silva, Iassanã Martins da; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2017) [Artigo de periódico]
      O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa ...
    • Dança na educação básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2014) [Artigo de periódico]
      O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como ...
    • Dança na escola no Rio Grande do Sul : percursos históricos e pesquisas acadêmicas 

      Corrêa, Josiane Gisela Franken; Santos, Vera Lucia Bertoni dos (2019) [Artigo de periódico]
      Objetiva mapear a produção acadêmica sobre Dança na Escola no contexto do Rio Grande do Sul, utilizando-se de metodologia qualitativa a partir de revisão de literatura e pesquisa documental. Parte de uma retomada de aspectos ...
    • Ecos labanianos na pedagogia dançante de Eva Schul 

      Resende, Fellipe Santos; Silva, Suzane Weber da (2020) [Artigo de periódico]
      Este artigo busca trazer a noção de ecos labanianos a partir de elementos técnicos presentes nas aulas de dança contemporânea de Eva Schul, considerando aspectos relacionados à filiação de movimento de Rudolf Laban que ...
    • Educação Acessível : estéticas, corpos e deficiência 

      Kuppers, Petra; Camargo, Gabriela Seger de; Vendramin, Carla (2014) [Artigo de periódico]
      Este artigo introduz o modelo social da deficiência aos professores de dança e discute as implicações dessa concepção sobre a deficiência para o ensino de dança, a apreciação da dança e da coreografia. A relação entre o ...
    • Entre arte e docência : um estudo sobre o perfil de egresso dos cursos de graduação em dança no sul do Brasil 

      Souza, João Batista Lima de; Pereira, Marcelo de Andrade; Icle, Gilberto (2015) [Artigo de periódico]
      O presente texto analisa o perfil de egresso dos cursos universitários de graduação em dança do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Problematiza-se um enunciado recorrente em tais documentos, qual seja, a promessa de que ...
    • Mobilizando o conceito de interseccionalidade à luz da obra de Lélia Gonzalez : três estudos de caso em dança 

      Silva, Suzane Weber da; Lemos, Anielle Conceição; Alves Neto, Manoel Gildo; Tavares, Luciano Correa; Dantas, Monica Fagundes; Sachs, Cláudia Müller (2022) [Artigo de periódico]
      O artigo tem como objetivo analisar a trajetória de três artistas de dança negros brasileiros, buscando compreender como os marcadores sociais de classe, raça e gênero têm operado na constituiçãode suas carreiras, favorecendo ...