Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Língua adicional"
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Análise de change-point no desenvolvimento de segunda língua : um estudo da produção de Voice Onset Time por aprendizes brasileiros de Inglês
(2022) [Artigo de periódico]Este estudo baseia-se nas premissas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e apresenta uma análise de processo (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) do desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time(VOT) positivo do ... -
Aprendizagem inventiva e um ensino de língua inglesa decolonizador : análise das crenças de estudantes de Letras
(2022) [Artigo de periódico]Ao se ter acesso a uma língua dominante como a língua inglesa, subjetividades são instituídas e reproduzidas sem serem questionadas, o que gera crenças que podem limitar os processos de ensino e aprendizagem dessa língua ... -
Apresentação
(2018) [Texto de apresentação/encerramento] -
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
(2017) [Artigo de periódico]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão ... -
O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
(2021) [Artigo de periódico]O exame Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros expedido pelo Ministério da Educação do Brasil. Por meio de um único exame, o Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, sendo ... -
Conhecendo a América Latina : uma proposta de projeto translíngue para o ensino de Espanhol durante a pandemia de Covid-19
(2022) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma proposta de projeto pedagógico para o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. O projeto foi idealizado considerando-se sua potencial ... -
Considerações dinâmicas acerca do desenvolvimento de línguas adicionais : uma análise de padrões de Voice Onset Time em Inglês-L2 e Francês-L3 produzidos por aprendizes brasileiros em contexto de instrução fonética
(2021) [Artigo de periódico]À luz de uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011, entre outros), entende-se que mudanças em um subcomponente do sistema linguístico podem acarretar mudanças nos outros elementos ... -
Construção de um banco de dados para pesquisas em fonética e fonologia de L2 : um projeto interinstitucional
(2020) [Artigo de periódico]Este trabalho visa a descrever as etapas de um projeto interinstitucional voltado à construção de um banco de dados de fala de Inglês como segunda língua (L2), direcionado a pesquisas na área de Fonética e Fonologia de L2. ... -
Os construtos de "inteligibilidade" e "compreensibilidade" em dados do português brasileiro como língua adicional : um olhar via sistemas dinâmicos complexos
(2020) [Artigo de periódico]Este trabalho problematiza os construtos de “inteligibilidade” e “compreensibilidade” (MUNRO, DERWING, 2015), aproxima-os à concepção de Língua como Sistema Dinâmico Complexo, e propõe adaptações na mensuração da ... -
Cultura e diversidade no ensino de português como língua adicional
(2019) [Texto de apresentação/encerramento] -
Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) : materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso
(2019) [Artigo de periódico]O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da ... -
Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT : mplicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais
(2024) [Artigo de periódico]O avanço tecnológico tem tido um grande impacto na produção escrita, especialmente em Línguas Adicionais (LAs). Embora a tecnologia tenha trazido novas oportunidades para o ensino de LAs, ela também apresenta desafios, ... -
Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
(2017) [Artigo de periódico]Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa ... -
Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, ... -
O ensino de língua adicional em contexto de migração : princípios para o desenho de uma sequência didática para uma sala de aula translíngue
(2023) [Artigo de periódico]Diante dos desafios impostos à escola no Brasil, em virtude da crescente inserção de alunos imigrantes falantes de outras línguas que não o português, é fundamental levantar questões enfrentadas, tanto por alunos imigrantes ... -
Ensino de português como língua adicional em foco : revisitando o uso dos pronomes oblíquos em gramáticas do português brasileiro
(2014) [Artigo de periódico]Considerando a proeminência que o Brasil obteve no cenário econômico internacional nas últimas décadas e a consequente expansão do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) no mundo, é necessário pensar de forma mais ... -
As especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da parte escrita : convergências e divergências
(2018) [Artigo de periódico]Este trabalho se propõe a descrever as tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras entre as edições de 1998 a 2016-2, investigando de que modo essas tarefas operacionalizam o construto teórico do Celpe-Bras e contemplam ... -
Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional
(2017) [Artigo de periódico]Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, ... -
A formação em pronúncia de professores de espanhol como língua adicional : uma proposta didática
(2022) [Artigo de periódico]A partir de uma noção de língua como Sistema Dinâmico Complexo (BECKNER et al., 2009; DE BOT, 2017; LOWIE, 2017; VERSPOOR; VAN DIJK, 2015), consideramos a variabilidade no de-senvolvimento bilíngue, bem como a integração ... -
O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
(2020) [Artigo de periódico]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), ...