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dc.contributor.advisorKnauth, Daniela Rivapt_BR
dc.contributor.authorBornia Junior, Dardo Lorenzopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-18T02:34:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193166pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma etnografia sobre relações não-monogâmicas no sul do Brasil. Termo “guarda-chuva”, não-monogamia designa uma série de grupos e práticas que se opõem à mononormatividade, ou seja, ao regime familiar, afetivo e sexual monogâmico, centrado no casal heterossexual e no amor romântico. Desde o final dos anos 80 e começo dos 90, com a emergência do poliamor nos Estados Unidos, houve uma difusão de grupos afins em vários países, reivindicando identidades políticas e defendendo moralidades e práticas não-monogâmicas. No Brasil, os grupos de poliamoristas aparecem a partir dos anos 2000. Na mesma década, surge a rede de relações livres, com atuação marcante no sul do país. De 2014 a 2018, acompanhei não-monogâmicos de Porto Alegre e região, observando atividades das relações livres e grupos não-monogâmicos em redes sociais, participando de encontros, festas e viagens e seguindo a rotina de vários interlocutores. Além disso, fiz vinte entrevistas, em que resgato as trajetórias afetivas e sexuais dessas pessoas, na intenção de captar a dimensão diacrônica de suas vivências. Desenvolvo a análise do campo em três capítulos: o primeiro, de trajetórias de três interlocutores; o segundo, de experiências não-monogâmicas comumente acionadas no meio como categorias importantes; e o terceiro, de (as)simetrias nas relações com base nos marcadores sociais da diferença. Assim, analiso a construção dos sujeitos nãomonogâmicos e de seus relacionamentos, considerando os seus desejos, afetos e moralidades, perpassados por acordos, tensões, negociações, expectativas, perspectivas e transformações. Para tanto, trabalho com as noções teóricas de experiência e diferença, em uma perspectiva de interseccionalidades, ou seja, de articulação de categorias/marcadores sociais da diferença na produção das relações. Ademais, trabalho com uma concepção discursiva de sujeito, que não essencializa a pessoa não-monogâmica, mas a trata como construção histórica e contingente, resultado de matrizes/dispositivos de poder de gênero e sexualidade. Visando avançar nessa questão, em todo caso, proponho uma discussão sobre agenciamento, analisando as relações e as consequentes possibilidades de agenciamento dos sujeitos, contingentes e limitadas, mas viabilizadas nas margens e brechas dos dispositivos de poder.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is the result of an ethnography about non-monogamous relationships in the Southern Brazil. Non-monogamy is un umbrella term for a lot of groups and practices that are opposed to mononormativity, which means the familiar, emotional, and sexual monogamous system, centered on heterosexual couple and romantic love. Since the end of the 80s and the beginning of the 90s, after the emergency of poliamory in the US, many similar groups rise all around the world, fighting for political identities, and requiring non-monogamous moralities and practices. In Brazil, the first poliamory groups started in the 2000s. At the same decade, the free relationships network was created. It is strong especially in the Southern Brazil. From 2014 to 2018, I have followed non-monogamous people in Porto Alegre and smaller cities nearby, watching free relationships network activities, and non-monogamous groups in social medias. I also went to meetings, parties, and trips, following a lot of people everyday lives. Besides, I interviewed twenty people, in order to bring their affective and sexual trajectories, because I wanted to catch their ancient experiences. I do analyze my research field in three chapters: the first one is about three non-monogamous people trajectories; in the second one I talk about the common non-monogamous experiences, seen as important by my interviewers; and finally the third one is on relationship asymmetries based on social markers of difference. Therefore, I analyze the construction of non-monogamous subjects and their relationships, considering their desires, emotions, and moralities, which are composed of agreements, deals, tensions, expectations, perspectives and changes. In this analysis, I work with theoretical concepts of experience and difference, thinking from an interseccional view about social relations. Otherwise, I work with a discursive and not essentialized conception of subjects that conceive them as historical constructions, produced by a regulatory matrix of gender and sexuality. In order to advance at this point, I suggest a discussion about agency, analyzing relationships and the respective conditions for people agency, which is contingent and limited, but possible in the margins of the matrices of power.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectAnthropologyen
dc.subjectSubjecten
dc.subjectRelacionamento amorosopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectInterseccionalitiesen
dc.subjectSouthern Brazilen
dc.subjectAmor românticopt_BR
dc.subjectAmor livrept_BR
dc.subjectRelationshipsen
dc.subjectEstudo etnográficopt_BR
dc.subjectNon-Monogamyen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectGender and Sexualityen
dc.subjectBrasil, Região Sulpt_BR
dc.titleAmar é verbo, não pronome possessivo : etnografia das relações não-monogâmicas no sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeLove is a verb, not a possessive pronoun : Ethnography about non-monogamous relationships in the southern Brazilen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001091361pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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