Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorGraziadio, Thaisept_BR
dc.date.accessioned2019-04-19T02:33:30Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193172pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem por objetivo testar as características de um instrumento de gestão estratégica aplicado a uma empresa do setor de autopeças, de médio porte, no Estado do Rio Grande do Sul. O planejamento estratégico de tecnologia possibilita o levantamento das características tecnológicas da empresa e a identificação de pontos fracos no seu comportamento. Neste estudo de caso foram investigadas as seguintes etapas do instrumental: definição do problema, mapeamento do ambiente externo, análise da capacidade tecnológica, transformação de informações em soluções, definição da estratégia tecnológica e, finalmente, desenvolvimento e controle de projetos. Verificouse que a empresa realiza praticamente todas as fases do planejamento estratégico, mas de maneira bastante informal; somente a fase de projetos é estruturada. Uma pessoalidade permeia as relações internas, o fluxo de informações subexiste pelo mérito das pessoas e não de um sistema. Este fenômeno só vem a reforçar a informalidade tecnológica, mesmo que relativa, da empresa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes to test the characteristics of a framework for strategic management of technology, to be applied in the case of a medium-sized enterprise that produces autoparts in Rio Grande do Sul, Brazil. Through the strategic planning of technology it is possible to map the technological features of a firm and to identify its weak points. The methodology involves the investigation of several stages of the framework: 1) definition of the problem, 2) mapping of the external environment, 3) analyses of the firm’s technological capability, 4) ability to transform information into solutions for problems, 5) definition of technological strategy and finally, 6) development and management of the project. The results suggest that most of the stages of the strategic planning framework are followed in this firm. However, except for the project, all the other stages are quite informal (non structured). Internal relations are usually based on people contacts and not formally organized. The information flow is also quite fragile and supported by staff’s efforts; there is no systematic communication. This kind of procedure emphasizes the technological informality of the firm.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 2, n. 3 (set./dez. 1998), p. 27-43pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic planning of technologyen
dc.subjectGestao : Planejamento estrategico : Tecnologia : Empresa pequena e media : Autopecas : RSpt_BR
dc.subjectSmall and medium-sized firmsen
dc.subjectAutoparts industryen
dc.titlePlanejamento estratégico de tecnologia para PMEs : o caso de empresa de autopeças no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000244494pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples