Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoder, Liane Ludwigpt_BR
dc.contributor.authorGermano, Cláudia Fragapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-23T09:58:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193231pt_BR
dc.description.abstractPor diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e a crescente desmotivação dos alunos tornam o ensino de física cada vez mais complexo. O presente trabalho apresenta uma alternativa de ensino de Energia Mecânica e sua conservação. Inclui um Produto Educacional em forma de sequência didática, que é baseada em uma metodologia ativa de aprendizagem, abrangendo a construção coletiva do conhecimento, a experimentação e o uso de tecnologias no ensino. O planejamento e o desenvolvimento das aulas são norteados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e envolvem a construção, pelos alunos, de um Material Potencialmente Significativo como forma de instigá-los e despertar-lhes o interesse e a motivação para aprender. As aulas foram elaboradas e implementadas em uma turma de 1° ano de Ensino Médio da Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes, situada na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Os alunos foram incitados a construir carrinhos de lomba e, a partir da descida dos mesmos, investigar a Energia Mecânica presente no movimento e se ela se conservava durante a descida, fazendo a análise através do software de análise de vídeos Tracker. Com a aplicação desta sequência didática, que resultou em um Produto Educacional, obteve-se bons resultados, além de uma evolução observada na apropriação do conceito de energia por parte dos alunos, assim como seu engajamento e envolvimento durante a realização do projeto. A partir da análise dos resultados, entende-se que a proposta de ensino aqui apresentada tem grande potencial para promover a Aprendizagem Significativa.pt
dc.description.abstractFor many reasons, being a teacher, especially a physics one, has become a major challenge in the last few decades. The increasing devaluation of teaching as a profession, the lack of incentive and funding of practical classes, and the growing demotivation of students make teaching physics more and more complex. The present paper presents an alternative for teaching Mechanical Energy and its conservation. It includes an Educational Product, in the form of a didactic sequence, which is based on an active learning methodology, covering the collective construction of knowledge, experimentation and the use of teaching technologies. The planning and development of the lessons are guided by the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel and involves the construction of a Potentially Meaningful Material by the students, as a way to instigate them and make rise the interest and motivation to learn inside of them. The classes were elaborated and implemented in a 1st-year high school class at Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes, located in the city of Gravataí, Rio Grande do Sul. The students were encouraged to build soap box carts and, based on their use, investigate the Mechanical Energy present in their movement and whether the energy was conserved during the descent; such analysis was done through the video analysis software Tracker. With the application of this didactic sequence, that resulted in an Educational Product, good results were obtained, as well as an observed evolution in students' appropriation of energy concepts, as well as their engagement and their involvement during the realization of the project. From the analysis of the results, it is understood that the teaching proposal to be presented has great potential to promote Meaningful Learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectConservação de energiapt_BR
dc.subjectMeaningful Learning and Active Learning Methodologyen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectConservation of Mechanical Energyen
dc.titleO ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coStaudt, Edersonpt_BR
dc.identifier.nrb001082270pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples